in ,

Anitta faz reflexão sobre pesquisas eleitorais e gera reação nas redes sociais

Felipe Neto e outros famosos questionaram a cantora

Foto: Dimitrios Kambouris / Getty Images

Nos primeiros minutos do dia 30 de outubro, dia em que o Brasil retorna às urnas para escolher o presidente do país, Anitta publicou no Twitter uma mensagem que deixou seus seguidores confusos e apreensivos. A dona do hit internacional “Envolver” escreveu:

“Se o voto é secreto protegido pela lei. Por que será que as pesquisas de voto são permitidas pela lei? Não parece um pouco ambíguo? Bom refletir sobre”. 

A mensagem não foi bem recebida. Algumas pessoas interpretaram a publicação da artista como um questionamento a realização de pesquisas eleitorais – atacada por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.

LEIA MAIS: 

Foto: Getty Images (Uso autorizado POPline)

O influenciador Felipe Neto respondeu à publicação com pontos de interrogação. A deputada federal eleita Érika Hilton escreveu: “Não parece, não! Uma coisa não tem nada a ver com a outra, amada!”. A futura parlamentar ainda enviou uma texto que explica a importância das pesquisas eleitorais.

Foto: Matt Winkelmeyer – Getty Images (Uso autorizado POPline)

Minutos depois, Anitta publicou uma série de tuítes falando de empatia, tolerância e paz durante a eleição.

A artista ainda compartilhou uma longa mensagem orientando os seus seguidores sobre como escolher um candidato no segundo turno das eleições.

No primeiro turno das eleições, Anitta declarou apoio a Lula (PT). Nas últimas semanas, a cantora não se manifestou publicamente a respeito do segundo turno.

Qual a importância das pesquisas eleitorais?

As pesquisas eleitorais – registradas no TSE e feitas por institutos cujo os métodos científicos são reconhecidos – possuem um papel importante durante o processo eleitoral. Além de conceder ao eleitor o direito à informação e mapear a forma como votam grupos sociais e regiões do país, as pesquisas auxiliam as campanhas a se posicionarem em relação ao eleitorado.

A importância das pesquisas fica ainda maior em um sistema de votação em dois turnos, onde os votantes, as vezes, baseiam suas escolhas em estatísticas divulgadas pelos institutos. Durante toda eleição, surgem questionamentos a respeito da influencia das pesquisas na escolha do voto do eleitor.

Importante lembrar que o resultado de pesquisas são apenas estimativas da relação do eleitorado com o cenário político no momento em que elas foram realizadas. Não necessariamente correspondem aos resultados das urnas, embora indiquem tendências.