A executiva Ana Paula Paulino, indicada no Women’s Music Event Awards 2022 na categoria “Profissional do Ano”, é a nova Gerente de A&R da Warner Music Brasil. Além da sua atuação na gravadora, a profissional seguirá como Sócia na Ubuntu Produções, empresa de gestão cultural, planejamento, representação e agenciamento artístico, na qual atua há 8 anos ao lado da sua irmã, sócia e empresária, Isaura Paulino.
Leia Mais:
- Opinião: Sobre ser uma mulher preta no mundo business musical e ter carimbos que não te protegem
- Opinião: Caso Lolla e uma reflexão sobre a realidade de quem trabalha no ramo artístico
- Opinião: Sobre Rep Festival, protagonismo e cuidado
- Profissão A&R: Gravadoras
- Profissão A&R: Distribuidoras Musicais
- Profissão A&R: Associações Musicais
Com um amplo elenco de artistas e nomes consagrados da cena musical mundial, a Warner Music atua no Brasil desde 1976. Através de importante selos brasileiros, como Continental e Chantecler, é detentora do catálogo de inúmeros artistas nacionais.
Ana Paula Paulino comenta sobre a nova etapa da sua trajetória profissional e como recebeu o convite para integrar o time da gravadora.
“Quando o Marcos Kilzer veio conversar comigo, confesso que fiquei surpresa! Comecei a trabalhar com música de forma totalmente despretensiosa, por conta do meu encontro com artistas do funk e rap aqui no Rio. Percebi que tinha ferramentas para ajudá-los a ir mais longe, mas nunca tinha imaginado que uma proposta dessa viria pra mim especificamente”, relata a executiva.
“Acho que o desafio de estar em uma multinacional, o fato de ser uma posição ainda predominantemente ocupada por homens e a possibilidade de conhecer mais o ‘outro lado da moeda’ foram os principais motivos que me levaram aceitar o convite da Warner Music. Sei que vou aprender muito, mas a ideia também é potencializar o trabalho da gravadora e dos seus artistas através do olhar de quem veio do mercado independente, trazer novos ‘modos de fazer’ para a dinâmica da organização”, destaca Ana Paula Paulino.
A profissional salienta a ampliação da sua atuação no mercado musical, na qual ela conciliará a sua função como Gestora de A&R da Warner Music Brasil, com as atividades da sua empresa, a Ubuntu Produções.
“É muito bom saber que o meu trabalho tem rendido frutos e também consolidado meu nome no mercado da música. Pé atrás de pé, a Ubuntu vem abrindo caminhos, não só para os artistas e iniciativas com as quais se compromete, mas também, possibilitando que minha irmã Isaura e eu, entendamos que existem outras formas de honrar o nosso propósito e ainda ser ponte.
A executiva finaliza: “certas de que a nossa trajetória nos ensina a não nos limitar, e sim, a expandir, eu abraço a oportunidade de continuar a potencializar e enaltecer a cultura preta e periférica, agora também como gestora na Warner.”
Sobre Ana Paula Paulino
A arte sempre esteve no caminho da mineira Ana Paula Paulino. Dançarina desde os 3 anos, a atual empresária, produtora e A&R se envolveu com o meio cultural de Belo Horizonte bem cedo, mas, foi apenas após sua ida definitiva para o Rio de Janeiro em 2014, que ela descobriu sua verdadeira vocação para o gerenciamento artístico e planejamento de carreira musical.
Bacharel em Relações Públicas pela UFMG, Ana Paula é uma das sócias da Ubuntu Produções, juntamente com a irmã Isaura Paulino. Criada em 2015, a Ubuntu objetiva ser força motriz, alavancando iniciativas, carreiras, talentos e gerindo sonhos, além de pensar estrategicamente em projetos e ações que agregam valor e possibilitam a visibilidade de segmentos, pessoas e anseios, que merecem mais palco.
Além das áreas de produção e gestão cultural, planejamento e gestão de carreiras artísticas, a Ubuntu Produções é também uma editora e gravadora, responsável pelos lançamentos e gerenciamento das produções musicais e audiovisuais de seus próprios artistas.
Além de desenvolver grande parte das estratégias relacionadas aos artistas ligados à empresa – como a funkeira MC Carol -, Ana Paula Paulino é colunista do POPline.Biz é Mundo da Música e também atua como curadora, tendo participado de projetos como Red Bull Music Pulso; os festivais Rider #DáPraFrazer, Conexidade, entre outros; além de ter integrado a curadoria do Edital Natura Musical 2021. A executiva foi indicada no Women’s Music Event Awards 2022 na categoria “Profissional do Ano”.
Já atuou na direção e/ou concepção de clipes de artistas como Heavy Baile, MC Carol e Abronca. É também ativista, palestrante e foi speaker do TEDx São Paulo, sob o tema #ideiassnegrasimportam, em novembro de 2020.