in ,

Emocionada, Ana Maria Braga dedica o “Mais Você” à Glória Maria

Trajetória na profissão e histórias da jornalista fizeram parte da homenagem

Ana Maria Braga presta homenagem à Glória Maria. (Foto: Globo)

A programação da TV Globo na manhã desta quinta-feira (2) foi marcada por homenagens à Glória Maria, que teve a morte anunciada hoje. Além do destaque recebido no “Encontro, a jornalista tornou-se pauta no “Mais Você“. Seu legado na profissão, o combate ao racismo, momentos marcantes e muita emoção deram rumo ao programa.

> Siga o OMG! no Instagram para acompanhar o mundo das celebs, reality shows e memes

A apresentadora não escondeu a emoção com a morte da amiga. (Foto: Globo)

LEIA MAIS:

Bastante emocionada, Ana Maria Braga deu início à edição ao som de “Coração Leviano“, de Paulinho da Viola, “uma das músicas preferidas da minha amiga, Glória Maria”, como ela disse. “Quando se quer fazer o bem para alguém, a gente faz palito de fósforo virar vela. E é isso que ela [Glória] fazia”, falou.

“Dia de Iemanjá e de Nossa Senhora dos Navegantes. Dia de festa no país para os católicos e para os seguidores de regiões africanas. E é nesse dia que parte da nossa grande amiga Glória Maria está indo embora”, lembrou.

Seguindo, a apresentadora afirmou: “É difícil começar com essa notícia. Estávamos nos preparando para outro programa e, de repente, isso acontece.”

Ana Maria não poupou elogios: “Uma mulher incrível, repórter que fez história. Passou por todos os telejornais deixando uma marca que é só dela. Aventureira, escalou, mergulhou, passou de um balão para o outro. Ela disse que não é coragem, é falta de juízo.”

Câncer

Glória Maria foi diagnosticada com um câncer de pulmão em 2019. Houve sucesso no tratamento. Porém, sofreu metástase no cérebro e passou por cirurgia, também com êxito. No ano passado, iniciou mais uma fase do tratamento para combater novas metástases, mas deixou de fazer efeito nos últimos dias.

Ana Maria Braga também passou pela luta contra essa doença. Ela teve câncer no pulmão, de pele, de mama e um tumor no reto e na virilha.

“Com relação a esse assunto, o câncer, a gente teve oportunidade de trocar muito esse otimismo pela vida. Problemas iguais, relações iguais, amores iguais, só crescem, só somam. A gente se identificava muito. Muitos nascerem do sol que a gente viu junta. Vai com Deus, minha amiga, minha confidente”, apontou, emocionada.

LEIA MAIS:

Relatos

Dando continuidade às homenagens, a apresentadora mostrou algumas cenas de eventos e momentos marcantes da carreira da jornalista. Um deles era de 2004, quando Ana foi entrevista por Glória e Chico Pinheiro:


César Tralli teve uma entrada ao vivo no programa para atualizar a repercussão sobre a morte da repórter e mostrou um recado de Sandra Annenberg. Ela trabalhavam juntas no “Globo Repórter“.

“Eu não queria falar da Glória, queria falar com a Glória. Eu sonhei com você esses dias. Estávamos frente a frente. E você dizia que queria muito voltar, louca para voltar [ao trabalho]. ‘Eu vou voltar’. E eu dizia: ‘calma, se cuida para você, para suas filhas, e você vai voltar. A gente está aqui, esperando”, relatou a jornalista.

“Enquanto a gente conversava, você olhava e falava: ‘tem razão, eu preciso me cuidar’. E a Glória sempre colocou a carreira, as viagens em primeiro lugar. E nos olhávamos, como mães cúmplices, e as filhas estavam em primeiro lugar”, completou.

Assim como William Bonner, Sandra apontou as conquistas de Glória para ela mesma e para o Brasil. “Foi essa pioneira, que foi na frente de todas nós. A primeira mulher negra a conquistar esse mundo, a fazer tantas viagens. Ela se orgulhava muito com tantos passaportes. Desbravou nosso mundo para nós, mulheres.”

“E quando cheguei para trabalhar com ela eu fiquei: ‘como assim? Trabalhar com a Glória Maria?’. Ela era… É um mito! Um nome que continuará nos guiando porque ela veio a este mundo para desbravar, com toda a coragem, com toda a força que sempre teve. E no sonho vai sempre continuar perto”, finalizou.


Zeca Camargo, diretamente de Salvador, na Bahia, prestou condolências e até contou a respeito de uma brincadeira que eles faziam um com o outro:

“Muita gente vai sentir a falta de Glória Maria de várias maneiras. […] Eu, particularmente, sinto saudades das conversas, das confidências, do humor, das brincadeiras, e da seriedade também. Era uma pessoa exigente, queria tudo perfeito, bonito. Glória faz uma passagem daqui para a nossa memória”, detalhou ele.

“Era uma pessoa curiosa, alguém com quem eu tive o prazer de fazer uma das disputas mais saudáveis que existem, que é: ‘que lugar você conhece do mundo? Quem conhece mais?’. Glória, quando eu chegar no número de países que você já viajou, eu vou celebrar pra você. Muita saudade”, concluiu.

Cid Moreira explicou a forma como conheceu a profissional: “Estou impactado. Conhecia a Glória quando eu fui para a Globo, em 1969. Ela deveria ter uns 17, 18 anos. Sempre foi uma profissional excelente, colega maravilhosa. Ela viveu gloriosamente. Lamento muito.”

Curtiu esta matéria? Leia mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!