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Amazon Music chega ao Brasil; entenda o competitivo mercado dos serviços de streaming no país

Divulgação/Amazon Music
Amazon Music chega ao Brasil.

Divulgação/Amazon Music

A Amazon Music está disponível no Brasil desde a quinta-feira (12). No mês de agosto do último ano, publicamos aqui no MM que a gigante do streaming estava preparando a sua chegada no país.

Em março, o Mundo da Música divulgou um estudo que aponta que a Amazon Music terá o crescimento mais rápido entre as plataformas de streaming até 2023, clique aqui para rever.

“O lançamento representa um grande passo para o Amazon Music, já que o Brasil é um dos destinos musicais mais importantes no mundo” afirma Federico Pedersen, Gerente Geral do Amazon Music para a América Latina.

“Nosso time local vem trabalhando fortemente para oferecer uma seleção de playlists e estações que representam a variedade única da música brasileira e mal podemos esperar para que novos assinantes comecem a ouvi-las hoje”, diz.

Para atrair o consumidor brasileiro, a companhia incluiu artistas nacionais como Pabllo Vittar e Ivete Sangalo, e criou playlists e estações especiais para o público.

A plataforma está disponível em duas opções: Amazon Prime Music e Amazon Music Unlimited.

O Amazon Prime Music possui um catálogo de 2 milhões de músicas e é vinculado ao serviço do Amazon Prime. Ou seja, qualquer usuário que assinar o Amazon Prime, terá acesso ao serviço.

Já o Amazon Music Unlimited é o serviço de streaming com o catálogo maior, 50 milhões de músicas, e que está no mercado para competir com as outras plataformas de maneira direta.

 

Amazon Music

 

O Amazon Music está disponível para iOS, Android, Mac, PC e Fire TV Stick. A empresa oferece período de teste gratuito de três meses e dois modelos de assinatura.

O individual custa R$ 16,90 por mês, ou R$ 169 ao ano; e o plano família, para até seis pessoas, sai por R$ 25,90, ou R$ 259 ao ano.

 

Mas, qual o panorama das plataformas de streaming no Brasil?

As empresas andam em busca de diferenciação no mercado, com alternativas personalizadas e com preços similares.

Veja abaixo o panorama das principais plataformas de streaming no país:

 

Spotify Brasil

Hoje, o Spotify é o serviço de assinatura de streaming de áudio global mais popular, com 232 milhões de usuários, incluindo 108 milhões de assinantes, em 79 mercados. Logo, considerado o maior impulsionador de receita para o negócio da música.

O serviço foi lançado na Suécia em 2008 e possui mais de 50 milhões de faixas que podem ser acessadas gratuitamente, com anúncios ou na versão do Spotify Premium para acessar recursos exclusivos, incluindo modo offline, melhor qualidade de som, Spotify Connect e audição sem anúncios.

Veja detalhes dos planos abaixo:

O Spotify está com a promoção de 3 meses grátis para o Spotify Premium. Dentro dos planos Premium, existem três modalidades: Universitário, Premium e Família (até 6 contas).

 

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Apple Music

 Disponível no iTunes e nos celulares com serviço iOs e Android, a Apple Music é o segundo serviço de música mais popular do mundo. 

Sem opção de serviço gratuito como o Spotify, a Apple Music trabalha com um catálogo de 50 milhões de músicas, com download de músicas e a possibilidade de ouví-las sem conexão com a internet.

Além de investir na produção de conteúdos originais e exclusivos, a Apple Music também oferece três opções de planos para os usuários: Universitária, Individual e Familiar.

Atualmente a Apple Music também está com a promoção de 3 meses de teste gratuito.

Veja mais detalhes abaixo:

 

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Deezer Brasil

A Deezer conecta 14 milhões de fãs de música ativos mensalmente de todo o mundo com mais de 56 milhões de faixas. No Brasil, foi a primeira empresa de streaming a transmitir áudio de shows ao vivo. O streaming de áudio possui parceria com a empresa de telefonia TIM.

Disponível em 180 países em todo o mundo, a Deezer dá acesso imediato ao mais diverso catálogo de streaming de música em qualquer dispositivo. O único serviço de streaming de música com Flow, uma trilha sonora personalizada com suas músicas mais queridas e novas recomendações baseadas em dados algoritmos e nas sugestões dos  editores de música.

Baseado em um algoritmo proprietário intuitivo e criado por pessoas que amam música, é o único lugar para ouvir as suas músicas em uma trilha sonora ilimitada com novas descobertas sob medida para você.

Deezer está disponível em diversos dispositivos, incluindo smartphone, tablet, PC, laptop, sistema de home sound, sistema de áudio multimídia em carros, Smart TV ou console de videogames.

Fazendo a música acontecer desde 2007, a Deezer é uma empresa de capital fechado, com sede em Paris e escritórios em São Paulo, Londres, Berlin, Miami, Dubai e em outros lugares do mundo.
Além dos planos padrões, a Deezer oferece a versão de planos: Student (R$8,45 ao mês), Plano Anual (R$169 ao invés de R$202,80) e Deezer HiFi, com maior qualidade de áudio, por R$33,80 ao mês.
 
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YouTube Music

A iniciativa da Google em entrar de maneira competitiva no mercado de streaming por meio do YouTube, vem com o primeiro diferencial em conseguir assistir aos vídeos em segundo plano.

Com a lógica de planos parecida com a da Amazon Music, o YouTube possui dois formatos: YouTube Premium e o YouTube Music Premium.

O YouTube Premium possui avaliação gratuita por 1 mês. Como diferenciais, o plano oferece: vídeos sem anúncios e em segundo plano, possibilidade de download dos vídeos e o download do YouTube Music Premium para ouvir músicas sem interrupções.

O YouTube Premium é R$20,90 por mês. Para estudantes, R$12,50 e no Plano Família (até 5 membros da família que morem na mesma casa), R$31,90 por mês.

Já o YouTube Music Premium, o aplicativo de streaming da plataforma, também possui avaliação gratuita por 1 mês. Na versão, são oferecidos: recomendação de músicas com base no que o usuário ouviu, possibilidade de redução de gastos com dados com a opção “fazer streaming somente por Wi-Fi”, além do catálogo de músicas existentes e organização e compartilhamento das músicas na biblioteca.

O YouTube Music Premium é R$16,90 também disponível nas opções para Estudante (R$8,50) e Família, até 5 membros, por R$25,50 por mês.

 

TIDAL

O streaming de Jay-Z é o que oferece a maior possibilidade de planos do mercado de streaming.

De acordo com a plataforma, são mais de 60 milhões de músicas disponíveis e 250 mil vídeos. O TIDAL oferece a versão de teste gratuito por 30 dias e não há versões gratuitas.

Premium – R$ 16,90 por mês com qualidade de som padrão, vídeos de música de alta definição e editorial especialmente selecionado. 

HiFi – R$ 33,80 por mês com qualidade de som sem perdas de alta fidelidade, vídeos de música de alta definição, editorial especialmente selecionado.

Family Premium – R$ 25,35 por mês, incluindo até 5 familiares. Qualidade de som sem perdas de alta fidelidade, vídeos de música de alta definição, editorial especialmente selecionado.

Family HiFi – R$ 50,80 por mês, incluindo até 5 familiares. Qualidade de som sem perdas de alta fidelidade, vídeos de música de alta definição, editorial especialmente selecionado.

Student Premium – R$ 8,45 por mês, deve ser capaz de confirmar a elegibilidade e reverificá-la a cada 12 meses.

Student HiFi – R$ 16,90 por mês, deve ser capaz de confirmar a elegibilidade e reverificá-la a cada 12 meses. 

 

Além do serviço para os usuários, quanto as plataformas pagam para os artistas?

Acesse para ver mais detalhes deses bastidores analisado pelo Mundo da Música em maio de 2019, clique aqui para saber mais.