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Amazon e HBO Max sinalizam mudança de poder no streaming

A volta do HBO Max aos canais Prime Video indica uma transformação do cenário direto ao consumidor
Foto: Unsplash/Erik Mclean

O HBO Max deixou a plataforma Prime Video Channels, do Amazon,  em setembro de 2021.  À época, os executivos argumentaram que a decisão, que os faria perder 5 milhões de assinantes. As informações são do Variety.

“É importante para nós possuir o cliente”, disse o então gerente geral da HBO Max, Andy Forssell, à Bloomberg na época. “Se o visualizador estiver no aplicativo, podemos personalizar a página inicial para ele. Podemos adaptar o que eles mostram a seguir. Podemos responder a isso em tempo real.”

Andy Forssell, Gerente Geral da HBO Max. Foto: Reprodução/Twitter

Em dezembro de 2022, o HBO Max voltou aos canais Prime Video. A reversão é indicativa não apenas de uma mudança estratégica sob uma nova controladora corporativa, mas também da transformação do cenário direto ao consumidor.

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A Variety aponta que os pacotes de streaming foram limitados até agora, com serviços compreensivelmente relutantes em serem vendidos junto com os rivais. Mas a demanda por um pacote de assinatura simplificado está se tornando cada vez mais palpável.

Em uma pesquisa recente realizada para a empresa de tecnologia de comércio eletrônico Bango, 72% dos entrevistados todos usuários de assinaturas dos EUA disseram que há muitos serviços de assinatura atualmente no mercado. Quase 80% disseram que desejam uma única plataforma para gerenciar todas as suas assinaturas ou querem a capacidade de pagar por várias assinaturas por meio de uma fatura mensal.

Há um campo crescente de agregadores surgindo para atender a essa demanda, oferecendo várias plataformas de streaming de terceiros por meio de uma única interface integrada e sistema de cobrança. O Prime Video Channels, que oferece serviços como Paramount+, Starz e AMC+ como assinaturas complementares por meio da plataforma de streaming do Amazon, é apenas um exemplo.

Já a Apple também oferece alguns serviços como “canais” que podem ser adquiridos e vistos no aplicativo de TV da gigante da tecnologia e cobrados pela Apple. O MVPD virtual YouTube TV, da Alphabet, e o novo serviço de agregação Primetime Channels oferecem opções semelhantes.

Por sua vez, o  Amazon, por exemplo, supostamente recebe um corte de 30% nas taxas de assinatura pagas pelos canais Prime Video e é seletiva sobre os dados do usuário que compartilha com serviços de terceiros. Mas para alguns serviços, o alcance incremental e os agregadores de receita podem oferecer valor ao custo de fazer negócios.

“Continuamos acreditando na distribuição ampla e onipresente como um caminho para escalar, e isso inclui relacionamentos de atacado, inclusive com a [Amazon]”, disse o CEO da Paramount, Bob Bakish, em uma teleconferência de resultados no ano passado, que não revelou quantos assinantes da plataforma tem através dos canais Prime Video.

Bob Bakish, CEO da Paramount. Foto: Reprodução/LinkedIn

Com 95 milhões de assinantes globais, o portfólio de streaming da Warner Bros. Discovery HBO, HBO Max e Discovery+ — é a maior operação DTC nos Estados Unidos atualmente disponível por meio de agregadores. Os maiores players do mercado, Netflix e Disney, continuam a resistir.

O Prime Video, Apple TV+ e YouTube são os principais concorrentes pelo tempo e atenção dos consumidores. Para a Netflix e a Disney, que chegaram sem agregação, agrupar seus serviços com operações rivais seria uma jogada até que o crescimento de assinantes pare completamente.

Esse momento parece muito mais próximo do que há apenas um ano, no entanto. A Netflix perdeu assinantes domésticos em dois trimestres consecutivos este ano e adicionou apenas 100 mil no terceiro trimestre. Disney + se saiu melhor e adquiriu 1,9 milhão de assinantes no terceiro trimestre, no entanto, não viu seu crescimento reverter em nenhum mercado importante.

 Mas esse crescimento está diminuindo na esfera doméstica, e os analistas estão questionando quantos clientes a mais o Disney+ pode captar sem uma grande mudança em sua estratégia de conteúdo.

E mesmo os maiores players não estão imunes às tendências do mercado. A Verizon está trabalhando no Plus Play, um hub de serviço de assinatura para seus clientes, que deve apresentar os principais streamers, incluindo, Netflix e Disney +, bem como HBO Max e outros.

Em dezembro de 2022, no New York Times DealBook Summit, o CEO do Amazon, Andy Jassy, ​​apresentou uma visão para o Prime Video se tornar “o centro do universo do entretenimento”, produzindo seu próprio conteúdo e fornecendo todas as outras plataformas por meio de Canais.

“Os clientes gostariam de ir a um lugar e encontrar tudo o que desejam, eles não querem ir a cinco ou seis lugares diferentes”, disse Andy Jassy.

Andy Jassy, CEO do Amazon. Foto: Reprodução/LinkedIn

Segundo o Variety, não pode ser negado. Quanto tempo mais pode ser resistido, mesmo pelos maiores gigantes do streaming, não há previsões.

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