Como um dos maiores ícones latinos de escala global, o nome de Shakira tá sempre na boca do povo, incluindo de muitos outros artistas. Com Anitta e Cardi B citando a cantora colombiana na música “Me Gusta”, lançada nesta sexta-feira (18), vamos agora conferir todas as faixas lançadas em 2020 que citam Shakira na letra.
(Foto: HBO)
Para se ter uma ideia, só neste ano, foram 22 músicas que citam Shakira em suas letras, incluindo a colaboração da colombiana com o Black Eyed Peas, na música “Girl Like Me”, e até outra música com Anitta: “Tá Com o Papato”, parceria da carioca com Papatinho, Dfideliz e BIN.
Outros grandes nomes da música latina também homenageiam a colombiana em suas músicas, como Farruko, J Balvin, Sofía Reyes e Ozuna. Mas como boa artista global que é, em 2020 Shakira também foi citada em lançamentos de artistas não latinos, como Machine Gun Kelly e 6ix9ine.
Confira a lista completa:
- Mau y Ricky, Ovy on the Drums – Sigo Buscandote
- Álvaro Díaz – Todas Mías
- Dani Martín – La Mentira
- Jacob Forever – El Booty
- AK26 – KELLEMETLEN
- La Sista, Darkiel, Miky Woodz, Casper – Se Desvive Por Ella
- Machine Gun Kelly – What’s Poppin Freestyle
- Farruko, Guaynaa, Kevva, Ankha – Perreo Intenso
- Samra, Kalaz44 – Shakira
- Black Eyed Peas, Shakira – Girl Like Me
- SAINt Jhn & J Balvin – Roses
- Tinie, Sofía Reyes, Farina – Whoppa
- 6ix9ine – YAYA
- Roy Woods – Like Pascal
- Animé – Fetus
- Lil Mosey, Lunay – Top Gone
- Poeta Callejero – Mi Sombra
- Papatinho, Anitta, Dfideliz, BIN – Tá Com o Papato
- Ozuna, J Balvin, Chencho Corleone – Una Locura
- Feid, Sech – JAMAICA
- Jhay Cortez, Lunay, Haze – Prendemos
- Anitta, Cardi B, Myke Towers – Me Gusta
Shakira e Anitta: latinas conquistando o mundo
Foto: reprodução/ Instagram @Anitta e @Shakira
Em 2013, a Forbes fez, ainda que de maneira tímida, uma das primeiras comparações entre, a então novata do pop nacional, Anitta, e Shakira. Hoje, a semelhança entre as carreiras é bem mais evidente. Chamada pela revista TIME de lenda do pop, Shakira foi, por muito tempo, uma das poucas mulheres latinas consolidadas na música global.
No fim dos anos 90 e início dos 2000, a colombiana percebeu que seu nome poderia ir além da América Latina e passou a produzir canções em duas línguas para um alcance de um mercado mais amplo, lançando em 2001 o disco “Laundry Service”. Assim como Anitta, Shakira também tinha referências multiculturais e se inspirava em nomes de diversas origens.
Anitta ultrapassou Shakira ao se tornar a cantora latina mais escutada no Spotify em 2019. Ao ser perguntada sobre sua conquista, Anitta disse em entrevista ao O Globo: “não existe superação quando o assunto é arte. É claro que fico feliz por saber da repercussão positiva, mas não me prendo a isso. O meu objetivo é atingir cada vez mais pessoas e lugares com a minha música”.
