Como um dos maiores ícones latinos de escala global, o nome de Shakira tá sempre na boca do povo, incluindo de muitos outros artistas. Com Anitta e Cardi B citando a cantora colombiana na música “Me Gusta”, lançada nesta sexta-feira (18), vamos agora conferir todas as faixas lançadas em 2020 que citam Shakira na letra.
Para se ter uma ideia, só neste ano, foram 22 músicas que citam Shakira em suas letras, incluindo a colaboração da colombiana com o Black Eyed Peas, na música “Girl Like Me”, e até outra música com Anitta: “Tá Com o Papato”, parceria da carioca com Papatinho, Dfideliz e BIN.
Outros grandes nomes da música latina também homenageiam a colombiana em suas músicas, como Farruko, J Balvin, Sofía Reyes e Ozuna. Mas como boa artista global que é, em 2020 Shakira também foi citada em lançamentos de artistas não latinos, como Machine Gun Kelly e 6ix9ine.
Confira a lista completa:
- Mau y Ricky, Ovy on the Drums – Sigo Buscandote
- Álvaro Díaz – Todas Mías
- Dani Martín – La Mentira
- Jacob Forever – El Booty
- AK26 – KELLEMETLEN
- La Sista, Darkiel, Miky Woodz, Casper – Se Desvive Por Ella
- Machine Gun Kelly – What’s Poppin Freestyle
- Farruko, Guaynaa, Kevva, Ankha – Perreo Intenso
- Samra, Kalaz44 – Shakira
- Black Eyed Peas, Shakira – Girl Like Me
- SAINt Jhn & J Balvin – Roses
- Tinie, Sofía Reyes, Farina – Whoppa
- 6ix9ine – YAYA
- Roy Woods – Like Pascal
- Animé – Fetus
- Lil Mosey, Lunay – Top Gone
- Poeta Callejero – Mi Sombra
- Papatinho, Anitta, Dfideliz, BIN – Tá Com o Papato
- Ozuna, J Balvin, Chencho Corleone – Una Locura
- Feid, Sech – JAMAICA
- Jhay Cortez, Lunay, Haze – Prendemos
- Anitta, Cardi B, Myke Towers – Me Gusta
Shakira e Anitta: latinas conquistando o mundo
Em 2013, a Forbes fez, ainda que de maneira tímida, uma das primeiras comparações entre, a então novata do pop nacional, Anitta, e Shakira. Hoje, a semelhança entre as carreiras é bem mais evidente. Chamada pela revista TIME de lenda do pop, Shakira foi, por muito tempo, uma das poucas mulheres latinas consolidadas na música global.
No fim dos anos 90 e início dos 2000, a colombiana percebeu que seu nome poderia ir além da América Latina e passou a produzir canções em duas línguas para um alcance de um mercado mais amplo, lançando em 2001 o disco “Laundry Service”. Assim como Anitta, Shakira também tinha referências multiculturais e se inspirava em nomes de diversas origens.
Anitta ultrapassou Shakira ao se tornar a cantora latina mais escutada no Spotify em 2019. Ao ser perguntada sobre sua conquista, Anitta disse em entrevista ao O Globo: “não existe superação quando o assunto é arte. É claro que fico feliz por saber da repercussão positiva, mas não me prendo a isso. O meu objetivo é atingir cada vez mais pessoas e lugares com a minha música”.