O filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, bateu um milhão de espectadores em 11 dias em cartaz nos cinemas e se tornou o filme nacional mais vendido de 2024 na Ingresso.com. A plataforma atende grandes redes de cinema como Kinoplex e Cinemark.
Leia mais:
- Fernanda Torres participa de cerimônia pré-Oscar nos EUA
- “Ainda Estou Aqui” entra em lista dos 250 melhores filmes do mundo
- Fernanda Torres não foi a primeira opção para “Ainda Estou Aqui”: descubra quem era
- Os 5 principais concorrentes do Brasil na corrida pelo Oscar
De acordo com um estudo da Ingresso.com, o estado com maior número de ingressos vendidos para filmes nacionais é o Rio de Janeiro. Só ele é responsável por 52% das compras de ingressos na plataforma. Além disso, o público feminino representa 50,3% dos compradores de ingressos para filmes brasileiros.
Em 2024, o cinema já testemunhou outros três sucessos brasileiros, além de “Ainda Estou Aqui”. A comédia “Minha Irmã e Eu”, lançada no fim de 2023, foi o primeiro filme nacional a bater dois milhões de espectadores no pós-pandemia. “Os Farofeiros 2” e “Nosso Lar 2” bateram um milhão.
“Ainda Estou Aqui” está cotado para o Oscar 2025 como melhor filme internacional. O longa-metragem chegou aos cinemas brasileiros cercado de elogios dos críticos internacionais. Ele também recebeu o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza.
A trama é baseada no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva – uma biografia sobre sua família. A história gira em torno da mãe do autor, Eunice Paiva, que ficou sozinha com os filhos menores de idade quando o marido, o deputado Rubens Paiva, foi preso, torturado e assassinado pelos militares na ditadura.
Fernanda Torres avalia sua chance no Oscar: “um milagre”
Cotada para uma indicação ao Oscar de melhor atriz, Fernanda Torres avalia suas chances e diz: “a gente tem que ser realista”. O nome da brasileira aparece em várias listas de apostas de especialistas internacionais, por seu desempenho em “Ainda Estou Aqui”, mas ela não quer criar expectativa.
“É um ano muito forte de atrizes. Só de eu estar na ‘shortlist’, já é um milagre”, diz Fernanda. Entre as concorrentes, estão Angelina Jolie, Nicole Kidman, Tilda Swinton e Saoirse Ronan. Mas “Ainda Estou Aqui” tem colhido críticas muito favoráveis no mundo todo, e ganhando força em sua campanha pelo Oscar.