A notícia de que Beyoncé havia se tornado a primeira mulher negra a usar o Diamante Tiffany repercutiu tanto, que até o autor de novelas Aguinaldo Silva resolveu comentar. No entanto, o escritor deu a entender que a conquista da cantora não significa muita coisa para o “mundo real” e por conta disso foi bastante criticado por atores e influenciadores negros.
Aguinaldo Silva disse, através do Twitter, que só haverá justiça social “quando qualquer mulher, independente da raça, idade, religião ou fama puder usá-lo“. Depois ainda disse que o feito de Beyoncé não muda em nada a vida das mulheres negras. “Gente, vamos cair um pouco na real, tá legal?”, disse. Veja:
“Beyoncé se torna a quarta pessoa da história e a primeira mulher negra a usar o Diamante Tiffany”: pois é, mas para mim, justiça social só quando qualquer mulher, independente da raça, idade, religião ou fama puder usá-lo. Isso acontecerá algum dia? O que vocês acham?
— aguinaldo silva (@aguinaldaosilva) August 23, 2021
Joelly tem 37 anos, é negra, diarista, mãe de três filhos e nenhum pai para ajudar a criá-los. Fico aqui a imaginar o que lhe passa pela cabeça quando ela lê notícias como essa sobre o colar milionário de Beyoncé. Gente, vamos cair um pouco na real, tá legal?
— aguinaldo silva (@aguinaldaosilva) August 24, 2021
Para completar, Aguinaldo ainda comentou que a artista fazia parte de uma elite opressora branca.
Isso mesmo. Da elite branca.
— aguinaldo silva (@aguinaldaosilva) August 24, 2021
Os comentários, obviamente, não repercutiram muito bem e muitos influenciadores fizeram questão de frisar que Aguinaldo Silva não tinha “moral” para falar alguma coisa, já que, há anos trabalhando em novelas e filmes, nunca deu espaço para atores negros ou para os debates que atravessam a comunidade.
Inclusive, a atriz Jéssica Ellen e o ator Rafael Zulu também fizeram questão de responder Aguinaldo Silva. “Aguinaldo, vamos falar de Brasil? Quando em suas novelas seus protagonistas tiveram a pele como a minha? Quando em suas novelas a cultura preta brasileira foi abordada para ajudar na autoestima da população preta?”, questionou Jéssica.
O vrau da Jessica Ellen no Aguinaldo Silva. pic.twitter.com/Er7jkIyuga
— Aline Ramos (@_alineramos) August 24, 2021
Pra gente, ela [Beyoncé] é referência e régua de onde queremos e podemos chegar. Não vem colocar a gente contra o novvo povo não. Não caímos mais nessa”, respondeu Zulu.
Rafael Zulu também se pronuncia contra a fala de Aguinaldo Silva pic.twitter.com/2okcECRost
— soty 🍋 (@poolsdrunk) August 24, 2021
Veja a repercussão que o comentário de Aguinaldo Silva gerou entre influenciadores negros:
A crítica de Aguinaldo Silva a Beyoncé é mais uma exibição desse pensamento racial do século passado, uma tentativa de desconstruir uma personalidade negra e afastar ela do imaginário da comunidade. Afinal, para essa turma só existe negro enquanto ele está na pobreza
— Ale Santos (@Savagefiction) August 25, 2021
Ela é da elite e PRETA, se acostume a ver pretos na elite, se acostume a ver pretos ricos.
— Bivolt 🌶 (@bivolt_mc) August 24, 2021
Mas essa é uma realização individual da Beyoncé (que nem tem poder pra mudar a estrutura sozinha), acho interessante esse exercício de empatia com relação a pretos e pobres… Podia ter feito antes, já que foram anos escalando majoritariamente brancos nas suas novelas, né?
— Alexandre Santana (@Iexandre) August 24, 2021
Vocês brancos tem esse tesão em atribuir a Beyoncé todas as mazelas do mundo, como se toda e qualquer conquista dela, enquanto pessoa negra, precisasse significar algo para nós de maneira coletiva.
Quantas pessoas brancas lidam com essa mesma pressão e cobrança?
— Gui Tintel ✊🏽🏳️🌈 (@GuiTintel) August 24, 2021
Se tu tá tão preocupado doa seu dinheiro pra Joelly po! Tuas novelas são pensadas na Joelly? Tu nunca moveu uma mão pra ajudar a gente e quer ganhar biscoito falando da Beyoncé. Se poupe homem, ta passando vergonha
— Josyka 🙆🏾♀️ (@JosyRamos) August 24, 2021
Após toda a repercussão do casal, o autor de novelas não voltou a tocar no assunto em suas redes sociais.