in ,

“Agropoc”: Gabeu comemora sua primeira indicação ao Grammy Latino

Cantor é precursor do “queernejo”

Foto: @eugabeu/reprodução (Instagram)

Gabeu comemorou a sua primeira indicação ao Grammy Latino nesta terça-feira (20). O álbum “Agropoc“, lançado em agosto do ano passado, foi nomeado a ‘Melhor Álbum de Música Sertaneja‘ na mais importante premiação musical da América Latina.

 

Foto: @gabrielrenne

LEIA MAIS: 

O jovem cantor, filho de Solimões, disputará o gramofone com Chitãozinho e Xororó, Matheus & Kauan, Marília Mendonça, Maiara & Maraisa e Lauana Prado. Gabeu é considerado um dos precursores do “queernejo” – música sertaneja feita por pessoas LGBTQIA+.

>Artistas LGBTQIAP+ se destacam no sertanejo fazendo “queernejo”

O álbum “Agropoc” é pioneiro ao apresentar narrativas de um jovem gay embaladas por arranjos sertanejos e caipiras. “Eu estou refletindo agora o quão grandioso é ter uma pessoa como eu, numa categoria sertaneja, de uma premiação como essa. E ao lado de nomes tão gigantescos como Chitãozinho e Xororó e as mulheres que também abriram caminhos no sertanejo (…) E agora eu estou ali no meio, sabe“, refletiu o cantor em um vídeo publicado no Tik Tok.

Foto: @gabrielrenne

“Com um álbum que celebra minhas raízes caipiras, mas também celebra o meu eu queer“, continuou. “Por que durante muito tempo eu achei que não cabia no sertanejo e que o sertanejo não me cabia“, refletiu o artista. “Mas hoje eu consigo enxergar a música sertaneja como uma potência, onde eu consigo mostrar mais da minha força, mostrar mais de quem eu sou e ressignificar o chapéu, a bota, a fivela e todos esses símbolos para que eles possam fazer sentido para pessoas como eu“, escreveu o músico.

“Eu espero que essa diversidade no sertanejo só cresça e a gente possa ver mais artistas queer, pretos e mulheres. Por que o sertanejo também é nosso”, finalizou Gabeu.

@eugabeu GENTE, VOCÊS TEM NOÇÃO? ❤️ #AGROPOC #Queernejo #Pocnejo #Sertanejo #Grammy #latingrammy ♬ som original – GABEU

Os vencedores do Grammy Latino serão revelados durante a cerimônia marcada para o dia 17 de novembro de 2022, nos Estados Unidos.