Anualmente, nas semanas que antecedem o anúncio dos indicados ao Grammy Awards, gravadoras e agentes da indústria musical começam a intensificar as campanhas de elegibilidade de seus artistas à premiação. O movimento, conhecido como “For Your Consideration”, tem por finalidade fazer com que a Academia do prêmio reconheça e submeta obras de artistas às categorias da honraria. Agora, porém, a campanha será impactada por uma série de novas regras que podem acabar por limitando algumas ações de promoção…
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De acordo com a Billboard, em artigo publicado nesta quarta-feira (5), o quadro de votantes da premiação estabeleceu novas condições ao “For Your Consideration” que devem ser postas em prática já a partir das submissões desse ano. As campanhas devem tomar forma entre setembro e outubro, uma vez que os indicados serão anunciados oficialmente pela Academia em 10 de novembro.
Veja o que muda:
-Os artistas submetidos a indicações estão expressamente proibidos de presentear ou enviar itens como press kit e merch aos votantes, visando obter mais votos;
-Os membros votantes da Academia estão proibidos de aceitar dinheiro ou outros benefícios para privilegiarem artistas com votos e informações sigilosas;
-Os materiais de campanha enviados pelas gravadoras e agentes, tais como pôsteres, não podem incluir dados como números de charts, streaming, vendas e certificados;
-É proibido haver uma comunicação direta entre o artista a ser elegível e membros da Academia com fins de divulgação de uma obra;
-Votantes e membros da Academia que forem convidados para eventos não podem ser contemplados com cortesias, devendo pagar o valor integral, sem descontos;
-Os membros ou seus publicitários designados ficam possibilitados a promover apenas suas próprias gravações, não as de outros.
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Expansão do Big 4! Grammy Awards adiciona novas categorias ao grupo principal
A sete meses da cerimônia, o Grammy 2024 vai tomando forma e a Academia da premiação de maior prestígio da música anunciou no mês passado algumas outras mudanças para a próxima edição… O chamado grupo ‘Big 4’, que abrange as quatro principais categorias do prêmio – “Álbum do Ano”, “Música do Ano”, “Gravação do Ano” e “Artista Revelação” -, agora passará a incluir as já existentes “Produtor do Ano” e “Compositor do Ano” ao momento de maior destaque da entrega de gramofones. Além disso, criou-se do zero 3 novas categorias a serem pleiteadas…
Uma delas é a de “Melhor Performance de Música Africana”, que dará espaço a singles e outras faixas originais de artistas espalhados por todo o continente africano. Gêneros como afrobeat, afro pop, afro-fusion, kizomba, afro-house, South African hip-hop e vários outros serão contemplados.
A partir do anúncio da categoria, vários internautas já estão apostando que o prêmio poderá ser entregue ao rapper nigeriano Rema, um dos expoentes da música africana que mais tem se destacado no último ano com o estrondoso sucesso do ‘sleeper hit’ “Calm Down”, no qual divide vocais com Selena Gomez. Na atualização da Billboard Hot 100 desta segunda-feira (12), o remix, que vem numa constante de crescimento, atingiu pico na posição #3.
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Outra categoria novinha em folha é “Melhor Gravação de Pop Dance”, que premiará singles e demais faixas dançantes que sigam um arranjo pop. Atualmente, o gênero já é reconhecido através das categorias existentes “Melhor Gravação de Dance/Eletrônica” e “Melhor Álbum de Dance/Eletrônica”.
Válido destacar que remixes não serão considerados elegíveis a essa categoria, uma vez que já se enquadram em “Melhor Gravação Remixada”.
Por último, quem garante lugar no rol de categorias do Grammy Awards é “Melhor Álbum de Jazz Alternativo”, que reconhecerá a excelência artística de álbuns do gênero jazz sejam eles de artistas solo, duo, grupos; com ou sem vocais.
A nova categoria se juntará a cinco outras já existentes voltadas para o gênero.
Válido salientar que, com essas mudanças, agora a Academia passará a entregar 94 gramofones em suas edições – se nenhuma outra categoria for adicionada nos próximos anos.
“A Recording Academy tem o orgulho de anunciar essas últimas mudanças de categoria em nosso processo de premiação […]. Elas refletem nosso compromisso de ouvir e responder ativamente ao feedback de nossa comunidade musical, representar com precisão uma gama diversificada de gêneros musicais relevantes e permanecer alinhados com o cenário musical em constante evolução”, disse Harvey Mason jr., CEO da Academia, em um comunicado conforme reportou a Billboard.