Depois de Tiago Piquilo dizer que não conhecia o significado de “nazista”, Dayane Mello teve uma fala controversa em “A Fazenda 13“. Os peões estavam conversando sobre a Segunda Guerra Mundial na última segunda-feira (8) quando o assunto imigração e refugiados surgiu. Para a modelo, os africanos vieram para o Brasil e se estabeleceram no nordeste durante este período: “Na Bahia são todos de cor”.
Leia mais:
- Em “A Fazenda”, peões precisam explicar a Tiago o que é “nazista”
- Ana Paula Renault expõe bastidores de “A Fazenda 10” e censura da Record
- Saiba como será a 8ª formação da roça em “A Fazenda 13”
- VOTE: Qual peão será indicado por Marina na 8ª roça de “A Fazenda”?
- De jogadora à vítima, Dayane renega seus amigos em “A Fazenda”
O papo começou com o questionamento de Tiago sobre “o que é ser nazista” e os peões passaram a explicar as consequências que a Segunda Guerra Mundial teve, como a intensa imigração europeia ao Brasil: “Eles fugiam da guerra, navios vinham para fugir da guerra”, disse Valentina Francavilla. Foi quando Dayane Mello soltou:
“O Sul do Brasil é tudo alemão e português. Por que a maioria dos, tipo, a Bahia, o Nordeste, são todos de cor? Porque muitos da África fugiram para cá, negros. Por que o Brasil tem negros e brancos?”.
“Por que tem muita mistura no Brasil, que é muito lindo? O Brasil é muito lindo porque tem de tudo um pouco”, disse Valentina. “É, todas as raças”, concordou Dayane.
“Miscigenado para caramba. Você nunca viu nos filmes de Hitler?”, questionou Gui Araujo. “Que bonitinho isso, cara”, finalizou Tiago.
Muitos internautas se incomodaram com a fala de Dayane, afinal, a Segunda Guerra Mundial a não foi responsável pela vinda de africanos ao Brasil. Milhares de negros foram trazidos da África para o Brasil pelos portugueses sem o poder de escolha durante o período colonial para serem escravos. Estamos falando de séculos atrás, por volta de 1500. A Segunda Guerra só aconteceu em 1939.
Além disso, o uso do termo “pessoas de cor” também não agrega, principalmente porque é considerado racista.
Veja a repercussão:
dayane: “porque que na bahia e no nordeste são todos de “cor”? porque os africanos fugiram pro brasil”
vão falar que na itália pensar assim é normal? 💀pic.twitter.com/I4QNXanrxS
— mateus (@gratidaorafa) November 8, 2021
Pq a Dayane toda vez q vai falar dos negros ela usa “pessoas de cor” isso me incomoda muito não é a 1° vez q ela usa falas racistas falou sobre a cor da pele da Mila e seu cabelo liso, falou q “as pessoas de cor não eram elegantes” q as marcas ñ gostavam, isso ñ é normal não …
— (🦁🐝Dai Matthaus) (@DaianaLimeira1) November 8, 2021
Ainda tem gente que duvida que essa Dayane é racista ?
— juliana souza 🔥🌹 (@julianasouza472) November 8, 2021
A Dayane, falando que Salvador tem muitos negros, porque os africanos fugiram pra lá.
Pqp!#Afazenda#afazenda13 pic.twitter.com/9KdCEJAYSL— Abelzinha (@Lanayanada) November 8, 2021
Os negros não fugiram da África que fique claro eles foram SEQUESTr@D0s, humilhados, roubados e por fim escravizados por todo Brasil não só na Bahia, nordeste! Os negros vindo de África eram Reis e rainhas em sua maioria Dayane Mello nem sei oque falar sobre a sua pessoa.
— Anah (@anahsecretsz) November 8, 2021
Dayane, além de racista, é muito burra. O negro não fugiu para o Brasil, o negro foi sequestrado de sua terra e trazido para o Brasil em condições sub-humanas #AFazenda https://t.co/p6hyjdFShY
— Brazi Layra 🔥 (@BraziLayra) November 8, 2021
“Pessoas de cor” é um termo racista usado por pessoas racistas para se referirem as negros/pretos. A fala da Dayane deve ser repudiada de maneira forte por qualquer pessoa que se diz lutar contra o preconceito racial.
— Caroline, A MELHOR🎃💜 (@CarolineAMajor) November 8, 2021
Dayane disse que os negros fugiram pro Brasil
Fugiram. Alguém dá um livro de história pra essa mulher?
— villanelle (@villa_comer) November 8, 2021