in

A Fábrica: Lady Gaga X Katy Perry em uma linha do tempo recheada de coincidências

2011 foi um ano intenso para Lady GaGa, que lançou o álbum “Born This Way”, e Katy Perry, que continuou os trabalhos do álbum “Teenage Dream” com os singles “E.T.”, “Last Friday Night” e “The One That Got Away”. Mas as ‘coincidências’ entre as duas cantoras transformou a competição saudável que existe no pop num conflito artístico que nem todos chegaram a acompanhar com atenção. E pior: entre duas cantoras que supostamente não eram para se enfrentar.

No 27 de Fevereiro de 2011, Lady GaGa lançou o seu primeiro vídeo do ano: “Born This Way”, que marcava o início dos trabalhos do novo álbum e do novo ano. O clipe surpreendeu a todos (positivamente para alguns, negativamente para outros) com o tema alienígena e referências mal explicadas à grandes nomes do pop do passado.

No 30 de Março de 2011 – um mês depois – Katy Perry lançou seu vídeo de “E.T.”, que, justamente pelo nome da música, também teve um tema extraterrestre. Apesar dos dois conceitos serem muito diferentes, as comparações entre “Born This Way” e “E.T.” explodiram na internet.

Meses depois, no 10 de Junho, Katy Perry lançou o clipe de “Last Friday Night (TGIF)”. É importante notar a importância que se dá ao solo de saxofone do convidado especial Kenny G (o momento acontece nos 3min56seg do vídeo).

Apenas cinco dias depois, Lady GaGa lança o clipe de “The Edge Of Glory”, que já há algum tempo estava sendo sondado por causa da participação especial do solo de saxofone de Clarence Clemons. Clarence morreu três dias depois, no 18 de Junho de 2011.

No mesmo dia em que “The Edge Of Glory” foi lançado, Lady GaGa apresentou ao mundo uma de suas novas personagens, a sereia Yuyi, numa apresentação para o Le Grand Journal.

E em menos de um mês Katy Perry postou uma foto vestida de sereia, fazendo referência à personagem Ariel de “A Pequena Sereia”.

[tweet https://twitter.com/#!/katyperry/statuses/90657698709909504]

Laurieann Gibson, a diretora criativa de Lady GaGa na ocasião, respondeu à história.

[tweet https://twitter.com/#!/iamboomkack/statuses/90714358358872064]

Apenas um mês depois veio o clipe de “Yoü And I”, que eternizou a tal sereia Yuyi e o alter-ego masculino de GaGa, Joe Calderone.

A guerra entre Lady GaGa e Katy Perry não era prevista no mundo da música. Ke$ha, que não necessariamente emplacou como as duas outras cantoras, era a resposta às loucuras de GaGa. Jessie J, que também não atingiu o nível de GaGa e Perry, foi a competição mais direta que enviaram à Katy. No entanto, Lady GaGa e Katy Perry travaram uma guerra que estampou os noticiários diversas vezes durante o ano passado. É questão de opinião escolher quem é a melhor alienígena-sereia que curte saxofone, até porque Katy Perry representa um mundo mais alegre, colorido e divertido, enquanto Lady GaGa aposta na dramatização, temas profundos e obscuridade, mas o ano de 2012 promete por um fim – ainda que temporário – na competição entre as duas. “Teenage Dream” foi relançado com três novas faixas (o singles “Part Of Me”, “Wide Awake” e a faixa “Dressin’ Up”) que não entraram em tanto conflito com os trabalhos de turnê do “Born This Way” de Lady GaGa, que por sua vez, está dando enfoque no lançamento de seu perfume e no anúncio de um novo álbum em breve.

Se não é quem faz primeiro, que vença a melhor?

Escrito por Bernardo Sim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

“Put It Down”: Chris Brown grava participação no novo clipe da Brandy

Veja vídeo da Anahí cantando em estúdio de gravação