in , ,

“A Casa do Dragão”: 8 coisas para saber antes de ver a 2ª temporada

Estreia está prevista para domingo (16)

(Foto: MAX)

“A Casa do Dragão” faz parte do universo de “As Crônicas de Gelo e Fogo”, saga criada por George R.R. Martin, e virou série em 2022. Sua segunda temporada, que estreia neste domingo (16), promete dar continuidade aos conflitos que quase levaram a família Targaryen à sua ruina. Mas você lembra como tudo isso começou?

LEIA MAIS:

É tudo sobre os Targaryen

“A Casa do Dragão” é um verdadeiro casos de família em proporções grandiosas, com direito a disputa de poder pelos Sete Reinos e dragões no arsenal. A trama se passa muitos anos antes dos acontecimentos da série principal “Game of Thrones”.

Como o próprio nome já diz, a família Targaryen é o centro da história e na primeira temporada nós conhecemos o rei Viserys (Paddy Considine), que declara sua filha mais velha, Rhaenyra (Milly Alcock, na primeira fase) como herdeira. A decisão causa uma série de consequências catastróficas para o reinado e coloca irmãos, tios e primos em guerra.

Mas qual é o problema com Rhaenyra? Para além do fato dela ser mulher, Viserys teve outros filhos após a morte da primeira esposa Aemma Arryn (Sian Brook), que faleceu enquanto dava à luz um menino. Dessa forma, ela não era a única herdeira capaz de assumir o trono.

(Foto: MAX)

Alicent Hightower

Viserys se casou pela segunda vez com a lady Alicent Hightower Alicent (Emily Carey, na primeira fase), que era bem mais jovem e melhor amiga de Rhaenyra, por influência da Mão do Rei, Otto Hightower (Rhys Ifans). O casamento traçou uma linha entre as duas jovens, pois a nova rainha foi capaz de gerar não só um, mas dois meninos, Aegon II (Ty Tennant e posteriormente, Tom Glynn-Carney) e Aemond (Leo Ashton e posteriormente, Ewan Mitchell).

(Foto: MAX)

O nascimento dos meio-irmãos coloca em dúvida a sucessão de Rhaenyra, já que a preferência é sempre do herdeiro homem, e a Alicent faz de tudo para convencer Viserys a mudar de opinião. Contudo, o rei se mantém fiel (e cego) perante os conselhos.

Filhos bastardos de Rhaenyra

O tempo passa, Rhaenyra se casa com Laenor Velaryon (Theo Nate) e juntos eles têm três filhos. Mas o que poderia legitimar ainda mais o reinado dela, acabou gerando mais conflitos, pois Alicent coloca em questionamento a concepção dos meninos, pois todos possuem cabelos pretos, algo que seria impossível já ambos os pais tem cabelos claros.

(Foto: MAX)

Eventualmente fica claro que Rhaenyra, de fato, engravidou fora do casamento de Ser Harwin Strong (Ryan Corr), o Comandante da Guarda Real. Mas ela nega até o fim que os filhos não sejam herdeiros legítimos e essa rivalidade com Alicent é oficializada pela divisão Verdes e Negros em Porto Real.

A disputa é tanta que se estende para as crianças e, em certa ocasião, Aemond perde o olho após um golpe de Lucerys (Eliott Grihault). Isso resulta no acontecimento final da temporada e, ao mesmo tempo, na proclamação oficial de guerra, pois o filho de Rhaenyra acaba morto durante uma briga no ar com dragões.

LEIA MAIS:

Rhaenyra se casa com o tio, Daemon Targaryen

A morte arranjada de Laenor Velaryon permite que Rhaenyra se case novamente e ela assume os sentimentos que tem pelo tio, Daemon Targaryen (Matt Smith), que antes dela se quer nascer já era o herdeiro aparente por ser irmão de Viserys. A união fortalece ainda mais a imagem da princesa, que depois dá à luz a mais dois meninos, que ela nomeia de Aegon e Viserys.

(Foto: MAX)

Daemon é um personagem cheio de camadas, um verdadeiro antagonista, e é ele o responsável por revidar a morte de Lucerys. Mas isso só acontecerá na segunda temporada.

Viserys tumultua tudo até o último segundo e a profecia do príncipe prometido

Ao longo da 1ª temporada, vemos a saúde de Viserys ficando cada vez mais precária por causa de uma lepra. Um dos momentos mais marcantes é a caminhada do rei, já debilitado, até o Trono de Ferro utilizando uma máscara dourada. Durante seu leito de morte, ele tem alucinações e cita “Aegon” e a profecia do príncipe prometido para Alicent — algo que ela interpreta como um desejo para que seu filho assumisse o trono.

Esse acontecimento é contraditório, pois, apesar de Viserys se abster dos problemas causados por suas decisões, ele sempre se manteve fiel a escolha de que Rhaenyra deveria liderar os Sete Reinos. Tanto que ela foi a única que soube, pela boca do próprio rei sobre a tal profecia do príncipe prometido.

(Foto: MAX)

Golpe de Estado e vingança

A morte de rei permite que Alicent e seu pai, Otto Hightower, proclamem um golpe de estado em Porto Real e assim nomeiam Aegon o sucessor. Rhaenyra, que está em Pedra do Dragão, só fica sabendo do que aconteceu tempos depois, o que prejudica sua reação. Assim como o meio-irmão, ela também é coroada pelos apoiadores como nova rainha dos Sete Reinos.

Então, com o apoio de Rhaenys Targaryen (Eve Best) e Corlys Velaryon (Steve Toussaint), a Serpente Marinha, Rhaenyra planeja ganhar o apoio de outras casas de Westeros em uma possível guerra contra Aegon II, entre eles Winterfell, Eyrie e Ponta Tempestade.

É para essa última que Lucerys voa com o seu dragão, mas acaba encontrando Aemond, que já havia conquistado aquele território para o irmão. Ele então persegue o primo, cobrando vingança pelo olho perdido.