O 5º Deezer Gospel Day chega hoje (17) ao último dia das votações populares que irão eleger os destaques da Música Cristã de 2021. No site da premiação os fãs poderão selecionar os nomes nas categorias de: Cantora, Cantor, Dupla/Banda/Ministério, Artista Revelação, Música Feat/Collab e Música. O critério para escolha dos finalistas dessas categorias foi o volume de execução de streams na Deezer durante o último ano e curadoria dos editores.
Leia Mais:
- Exclusivo: Amazon Music destaca gênero Gospel com festival, EP e faixas especiais
- Promessas: Conheça o primeiro podcast gospel do Globoplay
- Gabriela Gomes é a 1ª cantora gospel do Spotify EQUAL
- ‘Somos Um’: Sony Music destaca pluralidade da música gospel
- Gospel: Gabriela Rocha e Gabriel Guedes se unem em projeto internacional
Entre os artistas que podem ser escolhidos pelo público, estão presentes grandes nomes do cenário gospel local como Fernandinho, Aline Barros, Thalles Roberto, Bruna Karla e Kemuel, todos os participantes nas categorias de Cantor(a), Música Feat/Collab e Música; e Casa Worship e Gabriela Rocha, presentes em quatro categorias de voto popular.
Assim como, também estão no páreo nomes que estão chegando agora, e que já conquistaram os ouvidos dos fãs, como: Jessé Aguiar, dono da canção “Alívio”, que além de marcar presença como Artista Revelação, também aparece na categoria Música.
> Quem é Jessé Aguiar, destaque gospel no Top Viral do Spotify?
Gospel no Brasil e a aposta da Deezer no gênero
Segundo dados da Associação das Empresas e Profissionais Evangélicos (Abrepe), realizada em 2018 e divulgada pela Deezer, o Brasil aparece como o segundo maior mercado cristão do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. De acordo com a pesquisa, é estimado que a música gospel seja responsável por aproximadamente 20% da receita do mercado fonográfico brasileiro, gerando R$ 2 bilhões por ano em vendas.
A Deezer vem apostando no gospel no Brasil através de iniciativas que já acontecem desde 2016, como o lançamento do seu canal exclusivo dedicado ao gênero, e de projetos especiais mais recentes, como o Conexão Gospel e Deezer Passport que foram lançados no ano passado.
“Após tudo o que passamos nos últimos anos com a pandemia, foi necessário aprender a viver sob um novo normal. Este conceito de novos começos não apenas celebra tudo o que já conquistamos até agora no cenário da música cristã, mas também agradece pelo hoje e valoriza o que ainda está por vir, sempre de coração e braços abertos.”, afirma Lincoln Baena, editor de Gospel da Deezer para a América Latina.
“A Deezer se tornou a casa desses artistas, que se reinventam a cada ano com suas mensagens de fé, amor e esperança, e esperamos que os frutos dessa parceria possam ser colhidos durante muito tempo”, finaliza Baena.
A Deezer objetiva “reconhecer a grandeza e a importância da música cristã e faz questão de prestigiar compositores, artistas, gravadoras e distribuidores que se dedicam ao gospel”, de acordo com a plataforma. Este ano, o evento “Deezer Gospel Day” retoma o formato presencial para premiar os artistas e hits que marcaram o ano de 2021.
A cerimônia de premiação acontece no dia 18 de maio, no Rio de Janeiro, e conta com a expectativa da participação de mais de 1.000 pessoas, incluindo artistas, gravadoras, empresários, distribuidoras e outras pessoas da cena gospel no país.