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Como equilibrar a expectativa por resultados na música? Conheça 3 passos

Foto: Pixabay

Os bastidores que envolvem o universo musical compreendem uma infinidade de atividades e profissionais que, juntos, contribuem para um resultado de sucesso. Se dermos um “zoom out” para além de um lançamento de single, conseguiremos compreender a quantidade de processos necessários até o momento do play.

Após essa ação, as análises de métricas e resultados fazem parte da rotina, mas, como alinhar a expectativa por resultados com a realidade? Seja a partir do contrato com uma agência de Marketing Digital ou uma Assessoria de Imprensa, por exemplo; na indústria musical a soma entre: o tempo, planejamento, trabalho em equipe e a definição de objetivos fazem sempre um maravilhoso feat.

Isso significa que a partir de um contrato com qualquer tipo de serviço é necessário: alinhar os seus objetivos com a empresa e a definição em conjunto dos indicadores-chaves de desempenho (KPIs); entender que os resultados não surgirão apenas a partir do início da execução dos serviços contratados e por último e não menos importante, seja artista ou profissional contratante, também terá função e atividades fundamentais para que os bons resultados sejam alcançados.

O Instagram divulgou 3 passos para analisar seu desempenho e público na rede social, mas que podem ser aplicados para qualquer plataforma digital, como: Spotify, YouTube, TikTok, entre outros. Confira em seguida as dicas separadas pelo POPline.Biz é Mundo da Música.

Passo 1: analise seus objetivos comerciais e selecione as métricas que mais importam para você

  • Se seu objetivo for aumentar o reconhecimento do artista, selecione métricas como visitas ao perfil, impressões, alcance e seguidores (que podem ser encontradas nas guias Conteúdo ou Atividade), e número de seguidores por dia ou por semana (na guia Público).

Essas métricas rastreiam quantas pessoas estão visualizando seu perfil, suas publicações e seus stories. Você também pode tocar em Ver informações em uma publicação específica para saber onde as pessoas estão descobrindo suas publicações, seja por hashtags, pela página inicial ou seu perfil.

  • Se seu objetivo for se conectar com sua comunidade, selecione as métricas que mensuram o envolvimento em seu conteúdo, como: curtidas, compartilhamentos, comentários e itens salvos (que podem ser encontradas na guia Conteúdo nas Informações).

Essas métricas mostram como as pessoas estão interagindo com suas fotos e seus vídeos. Além disso, também é possível analisar melhor dados como emails, textos e/ou ligações, para saber como as pessoas preferem se comunicar com sua empresa.

  • Se seu objetivo for gerar vendas, uma métrica que você pode selecionar é a de cliques no site ou, especificamente, no link na bio. Também é possível identificar números específicos nas publicações de compra, como de cliques de saída e aberturas de produto.

Esses dados permitem ver se as pessoas estão visitando seu site e em quais produtos elas têm mais interesse. Para saber como investir em mídia, acesse aqui.

Passo 2: determine se seu público do Instagram ou outras plataformas correspondem ao seu público-alvo

Obtenha informações sobre as cidades, os países, o gênero e as faixas etárias mais relevantes de seus seguidores na guia Público, em Informações. Use esses dados para determinar se seu público no Instagram corresponde aos fãs que você pretende atingir. Dessa forma, é possível encontrar mais pessoas nas plataformas que se parecem com seus consumidores principais.

Passo 3: avalie suas métricas com o tempo e adapte a forma como você usa a plataforma

Agora que você sabe quais métricas priorizar, certifique-se de monitorá-las ao longo do tempo. Não desanime se perceber uma oscilação dos números de vez em quando. Concentre-se no crescimento em um prazo mais longo, como algumas semanas ou um mês. Ajuste seus objetivos conforme sua conta, perfil ou canal continuam crescendo.

Se quiser melhorar em determinadas áreas, é possível sempre experimentar dicas, por exemplo, e rever estratégias, principalmente. Mas, projetar expectativas de resultados com base em números muito distantes das realidade, podem gerar frustrações. É importante analisar de maneira crítica que bons resultados são fruto de estratégia, trabalho e tempo em qualquer área, sobretudo na música, o equilíbrio é fundamental.

 

 

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