Antes de cair na estrada com a “The Celebration Tour”, que celebra seus 40 anos de carreira, Madonna segue revisitando momentos marcantes de sua trajetória artística. Pegando os fãs de surpresa, ela resgatou nesta quarta-feira (26) a versão original do polêmico videoclipe de “American Life” – dessa vez em 4k. Há 20 anos, o clipe, que fazia duras críticas ao governo estadunidense à época, foi substituído às pressas por uma nova versão devido à Guerra do Iraque.
LEIA MAIS:
- Lady Gaga foi rejeitada por diretor de Anitta e Madonna: Achei ela feia
- E o Brasil? Jornal afirma que Madonna fará show no Chile em 2024
- Madonna, Timberlake e mais artistas protestam após jovem negro ser baleado por errar endereço
“American Life” é, também, o nome de um dos discos da estrela, e, no mês anterior ao seu lançamento, em 24 de março de 2003, ela elegeu a faixa-título como o primeiro single do projeto. Enquanto a canção repercutia negativamente entre os críticos, Madonna se juntou ao diretor Jonas Åkerlund para gravar dois videoclipes para o single.
O que fora apresentado ao público, que ficou conhecido como “versão do diretor”, trazia uma narrativa de desfile “anti-moda”, cujos modelos representam o papel de vítimas do conflito armado travado contra o Iraque.
O plot twist do polêmico videoclipe acontece quando Madonna aparece fardada e invade o desfile, chocando os espectadores ao atirar uma granada de mão no Presidente à época, George Bush (interpretado por um sósia). Enquanto isso, a tela é tomada por imagens reais de crianças que foram vítimas dos ataques.
O vídeo traz uma gritante crítica ao famigerado “American Way of Life” que estudamos nos livros de história, e ao governo estadunidense por invadir países do Oriente Médio.
Após ser exibido de hora em hora pela MTV dos Estados Unidos nas primeiras 24 horas de lançamento, Madonna pediu para que as transmissões fossem interrompidas por conta da Guerra do Iraque, que eclodia naquele mesmo momento. O violento conflito teve início em 20 de março de 2003 e teve um desenrolar por anos, até ganhar um ponto final em 15 de dezembro de 2011.
LEIA MAIS:
- Like a Virgin, da Madonna, entre os álbuns eleitos pela Biblioteca do Congresso dos EUA
- Afetada por críticas sobre aparência, Madonna faz novos procedimentos, diz jornal
- Seymour Stein, executivo que descobriu Madonna, morre aos 80 anos
Com a intenção de não deixar o primeiro single do disco de mesmo nome sem videoclipe, a artista encontrou uma solução que ficou conhecida como “versão das bandeiras”. Pouco depois, ela relançou o clipe em uma nova versão, na qual interpretava a música com bandeiras de todos os países ao fundo.
À época, Madonna e vários outros artistas influentes foram duramente criticados e boicotados por se posicionaram contra a guerra travada pelos Estados Unidos, em um momento em que o país se encontrava extremamente polarizado.
Assista, sem mais delongas, à “versão do diretor” do clipe de “American Life”: