in

Para irritar o Zezé: quatro cantoras assumidamente influenciadas por Mariah Carey (incluindo a filha dele)


Viu o que Zezé Di Camargo falou sobre a cantora Mariah Carey? Ele disse que ela “inventa demais” nas músicas (como se exagerasse) e, por isso, ele não consegue ouvir nem três canções na voz dela. A declaração politicamente incorreta pegou mal entre os fãs da americana, mas incitou uma questão no POPLine: se o Zezé não gosta da maneira como ela canta, ele não gosta também de ninguém que se inspira ou se inspirou nela. Correto? Correto – e isso inclui muita gente.

Com mais de 25 anos de carreira, a americana já lançou 14 discos, vendeu milhões, ganhou 31 Billboard Music Awards, cinco Grammy Awards e 19 World Music Awards. Sem sombra de dúvidas, ela influenciou muitas cantoras contemporâneas – de quem Zezé também não deve conseguir ouvir nem três músicas também. Só tem um problema: a própria filha dele, Wanessa, é uma dessas cantoras que tem Mariah como grande referência.

1) Wanessa
Ela nunca escondeu a admiração pelas divas internacionais – até porque viveu nos EUA antes de ficar famosa no Brasil. No início da carreira, ela chegou a fazer covers de “Hero” e “Can’t Let Go” em programas de TV. “A minha curtição com 12 anos era me trancar no meu quarto e ficar no espelho imitando a Mariah. Assim que treinei para meus clipes, tanto que os primeiros estão cheios de caras assim”, contou.

2) Sandy
Hoje em dia, as referências da Sandy são outras. Mas, na adolescência, ela era louca pela Mariah Carey e isso era evidente em sua maneira de cantar. Certa vez, contratada da Globo, ela foi ao programa da Hebe, no SBT, só para ver a americana de pertinho, quebrando o protocolo contratual (fã que é fã é assim!). Depois, quando Mariah gravou um pocket show para o “Fantástico”, Sandy conseguiu ser a apresentadora e conheceu seu ídolo da época:

3) Anitta
A carioca sempre deixa claro que Rihanna e Mariah Carey são suas maiores musas. O clipe de “Não Para”, por exemplo, foi inspirado no clipe de “Heartbreaker”. “Imitei mesmo. Sou viciada e louca por esse clipe. É o que mais amo na minha vida. Sou muito fã”, disse. “Sonho em cantar com a Mariah Carey!”

4) Ariana Grande
Quando começou a fazer sucesso como cantora, Ariana Grande logo foi comparada à Mariah Carey. Muitos veículos chegaram a dizer que ela seria “a próxima Mariah”, o que obviamente é um peso muito grande. No Youtube, há um vídeo postado em 2012, no qual Ariana canta “Emotions”. “Eu não acho que tenha algo de ruim em ser comparada a uma das melhores vocalistas de todos os tempos”, disse. “Consigo cantar em um tom alto, mas ela tem um alcance maior que o meu. Ela é a melhor vocalista, cresci amando a música dela”.