in

Jade Thirlwall se defende de críticas após publicações especiais do Dia Internacional da Mulher


No Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quinta-feira (08), Jade Thirlwall, do grupo britânico Little Mix, resolveu fazer uma pequena homenagem a algumas das mulheres que a inspiraram.

Com publicações no Stories de seu Instagram, Jade colocou imagens de celebridades, como Beyoncé, Rosa Parks e até Lauren Jauregui, do grupo Fifth Harmony, como também de pessoas de sua família, como sua mãe e avó. Todas elas, segundo a cantora, foram inspirações em sua vida e sua carreira.

Porém, as publicações começaram a sofrer críticas de alguns internautas, que acharam algumas das escolhas um pouco inadequadas para o posto de “ícones feministas”, termo que ela fez questão de ressaltar que nunca utilizou. Em especial, a escolha de Lauren Jauregui, vista por alguns dos internautas como uma pessoa “problemática”.

“Eu aprecio todos os nossos fãs e suas opiniões. Eu nunca usei o termo ‘ícones feministas’ para descrever qualquer pessoa em que eu me inspiro. É minha opinião, e eu ouço a de vocês”, afirmou Jade, em resposta em seu Instagram.

A discussão continuou e a cantora seguiu se defendendo: “É realmente não tão profundo assim. São só algumas poucas mulheres que eu gosto e me senti inspirada por elas de uma forma ou de outra. Eu coloquei minhas amigas e minha mãe ali, Deus sabe que elas não são perfeitas e não podem ser comparadas com Rosa Parks. Mas eu entendo e aprecio o que vocês estão dizendo.”

Respondendo um internauta em específico, que manteve as críticas e a discussão ocorrendo, Jade Thirlwall afirmou: “Você está sendo exatamente o que o Dia Internacional da Mulher NÃO é. Eu aprecio mulheres sob os holofotes que usam suas plataformas para tentar conscientizar e fazer o bem. Eu acho isso valente, particularmente quando enfrentamos críticas constantes de pessoas como você. Ninguém é perfeito, mas eu admiro jovens pessoas nesta indústria que usam seus seguidores para tentar fazer a diferença. Tente ser positivo sobre todas as mulheres por um dia e eu prometo que você irá se sentir empoderado também.”

O usuário em questão ainda defende, em seu próprio Instagram, suas críticas à escolha de Lauren Jauregui como “inspiração feminina” de Jade Thirlwall, explicando que, apesar de bastante politizada, Lauren já ofendeu algumas pessoas com comentários vistos como problemáticos.