in

Grammy anuncia novas regras para suas categorias principais


A Recording Academy, instituição responsável pelo Grammy Awards, anunciou nesta terça (26/6) mudanças em suas regras para as principais categorias da premiação. A partir da próxima edição, serão oito indicados ao invés de cinco nas categorias Álbum do Ano, Música do Ano, Gravação do Ano e Artista Revelação (Best New Artist). A academia acredita que isso “permitirá que os membros votantes tenham maior flexibilidade”.

Além disso, supervisores musicais serão adicionados aos grupos de indicados na categoria Melhor Álbum de Trilha Sonora, haverá um comitê de avaliação de nomeações para a World Music Field, e uma expansão no critério de indicação para a categoria Melhor Álbum de Música Alternativa. Agora, serão considerados quaisquer trabalhos que “abracem atributos de progressão e inovação tanto na música quanto nas atitudes associadas a ela”, “frequentemente uma versão menos intensa do rock ou uma versão mais intensa do pop”.

As medidas foram tomadas depois das reclamações de falta de troféus para mulheres na 60ª edição do Grammy, realizada no início do ano. Já em 2016 e 2017, as reclamações haviam sido com relação à falta de representatividade de artistas negros. Então, diversidade e representatividade têm sido exigidas da instituição. Recentemente, o presidente da Recording Academy, Neil Portnow, anunciou que deixará o cargo. Ele deu declarações infelizes sobre artistas femininas, o que gerou uma revolta na classe artística. Ele pediu desculpas, mas não adiantou.

Em e-mail enviado para os 20 mil membros votantes da Recording Academy, a direção escreveu: “como o Grammy Awards reflete o que está acontecendo no cenário musical, em constante mudana, a Recording Academy trabalha diligentemente para garantir que nosso processo de premiação evolua continuamente para atender às necessidades da comunidade musical”.