Zeca Pagodinho foi empossado ontem (1) na Academia Brasileira de Cultura (ABC) em cerimônia solene realizada no Centro Cultural da Cesgranrio. O sambista passa a ocupar a cadeira 29 da ABC cujo patrono é Francisco Alves.
“Viva a cultura brasileira e viva os artistas que lutam diariamente para levar suas criações para o público! E viva o Samba, que deve ocupar todos os espaços! Das rodas de samba às cerimônias da Academia!”, celebrou Zeca Pagodinho em publicação nas redes sociais.
Importantes nomes que trabalham em prol da cultura do País, também foram empossados: Fátima Bernardes, Isaac Karabtchevsky, Christiane Torloni, Beth Goulart, Lilia Cabral, Ney Latorraca, Debora Colker, Ana Botafogo, Carlinhos de Jesus, Dalal Achcar, Luiz Carlos Barreto, entre outros, terão como missão atuar, cada vez mais, em ações e projetos que tenham a arte como condutor da educação.
Leia Mais:
- Gilberto Gil é eleito imortal pela Academia Brasileira de Letras
- Nelson Motta entrevista Caetano Veloso em programa da Amazon Music
- Milton Nascimento é celebrado com releituras de Céu, Vitor Kley, Luedji Luna e Bryan Behr
Para o Prof. Carlos Alberto Serpa, o nascimento da Academia acontece num momento crucial: “A cultura está passando por um momento difícil, por isso, precisamos unir forças para garantir que os nossos jovens tenham ambiência cultural. Essa Academia tem como objetivo, apoiar e levantar recursos para projetos culturais”.
“Há mais de 30 anos dedico minha vida à dança. Ser convidado para fazer parte da ABC me enche de honra e orgulho e reforça ainda mais a importância do meu compromisso com o País por meio dessa ferramenta que resgata e mantém as raízes da nossa cultura e educação”, declara Carlinhos de Jesus, que ocupa a cadeira de número 47 da Academia.
O fardão, confeccionado nas cores vinho e dourado pelo Instituto Zuzu Angel, representa o amor e a riqueza de espírito e foi distribuído entre autores, escritores, coreógrafos, músicos e produtores culturais. No medalhão, criado pelos artistas Welton Moraes e Victor Zott, estão representados símbolos brasileiros, tais como: a folha de guaraná (verde), a palmeira (dourado), os bicos de tucano (amarelo e preto) e um pandeiro estilizado (centro e semicírculos em azul).