Zeca Pagodinho foi parar nos trending topics nesta terça-feira (27/10). Mas não necessariamente por algo que o cantor tenha feito. Mas sim por causa de um candidato a vereador por São Caetano do Sul (SP), que fez o registro de sua candidatura com o nome do cantor. O jornaleiro Osmar da Silva Lima (PDT), 51 anos, acabou notificado pela equipe do cantor para que deixe de usar, imediatamente, o nome.
“Ele está fazendo uso do nome artístico nacionalmente conhecido no intuito de causar uma confusão no eleitorado, visto que o Zeca Pagodinho não é e nunca foi candidato. Pedimos que ele mude imediatamente o nome de campanha e, se ele não atender, vamos entrar com uma medida judicial”, relatou Carlos Mariano, um dos representantes do cantor, ao jornal Extra.
Osmar não contava com o fato do nome artístico “Zeca Pagodinho” ter sido registrado pelo cantor no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Por isso, não pode ser usado sem a devida autorização. Devido o fato, o candidato usará apenas o nome “Zeca” nos materiais de campanha. Segundo ele, foi uma “brincadeira inocente”, uma vez que ele utilizava óculos escuros redondos no fim dos anos 90, tal como o cantor.
Em entrevista ao portal Uol, Osmar alega que as pessoas em São Caetano do Sul o conhecem desta maneira há pelo menos 20 anos. “Nunca foi minha intenção de usar o nome na maldade. Felizmente, ou infelizmente, porque eu gosto do ser humano que é o Zeca, gosto muito das letras dele, eu fico lisonjeado de alguém me chamar de Zeca Pagodinho mesmo sabendo que eu não sou o cantor”, disse.