Connect with us

O que está procurando?

#BIZ

Zé Nogueira, premiado musicista, morre aos 68 anos

Artista trabalhou com Djavan, Moacir Santos, Ney Matogrosso e Simone, além de ter sido curador musical do C6 Fest
Zé Nogueira. Foto: Spotify / Divulgação

Faleceu hoje (26) o saxofonista e produtor musical José Augusto Nogueira, conhecido no meio artístico como Zé Nogueira, aos 68 anos. O músico construiu um legado com o seu sax soprano e acompanhou durante a carreira artistas como Djavan, Moacir Santos, Ney Matogrosso, Simone, MPB-4, Boca Livre, Ivan Lins, Leila Pinheiro, Alaíde Costa, Wagner Tiso e Zé Renato. O profissional também atuou como curador musical do C6 Fest.

LEIA MAIS:

Zé Nogueira foi indicado ao Grammy Latino por “Melhor Álbum Instrumental” em 2006. Foto: Rádio PUC / Divulgação.

Segundo o produtor Marcus Preto, Zé Nogueira tinha problemas cardíacos e não resistiu a uma convulsão na madrugada desta sexta-feira. A informação é do portal Rolling Stone. O velório será amanhã (27), às 11h no Memorial do Carmo, no Caju, Zona Portuária do Rio de Janeiro.

Nascido no Rio de Janeiro, em 21 de julho de 1955, Zé Nogueira integrou a Banda Zil, produziu o Grupo Boca Livre e obras como “Luz”, este último com Djavan. José deixa sua esposa, Beatriz, e o filho, Felipe.

Entre seus álbuns autorais estão Disfarça e Chora (1995/2018), Choros e Alegrias (2005) e Carta de Pedra (2008). O instrumentista também colaborou com Cássia Eller e Victor Biglione, na música “When Sunny Get’s Blue”, e na coletânea “Nino Rota por solistas brasileiros” compôs “Amarcord” com Guinga.

“Zé vive e viverá em cada um de seus grandes projetos musicais, como o ainda inédito álbum do grupo Boca Livre, ícone da nossa MPB, que será lançado agora em 17 de maio em parceria com a nossa gravadora. O projeto foi o último trabalho de Zé Nogueira como produtor. Nossos sentimentos aos familiares, amigos e fãs”, declarou a Som Livre, em pronunciamento oficial.

José Nogueira também foi vencedor do então intitulado “Prêmio da Música Brasileira”, hoje Prêmio Sharp, na categoria de “Melhor Álbum Instrumental”. Também foi indicado ao Grammy Latino, na mesma categoria, em 2006. De acordo com o músico Marcus Preto, um novo disco deve ser lançado pelo Grupo Boca Livre em maio deste ano, com participação de Zé.

Nos últimos três anos, durante a pandemia de Covid-19, Zé Nogueira realizou uma série de vídeos com convidados em seu canal no YouTube. Entre eles Flávio Venturini, Joana Queiroz, Kiko Horta, Marcelo Caldi, Ricardo Silveira e Marcos Nimrichter.


Artistas como Zé Renato, Xênia França e Patrícia Pillar lamentam a partida do músico. José Nogueira iniciou a carreira em 1975. Participou dos festivais Varadero, em Cuba, Montreux, na Suíça, assim como realizou apresentações nos Estados Unidos e Japão. Participou da trilha sonora da peça “Gota D’Água”, de Chico Buarque, e também da obra “Ouro Negro”, um tributo a Moacir Santos, em 2001.

Destaques

#Noticias

Longe dos palcos desde 2022, quando rompeu a parceria com a irmã Simone Mendes, Simaria esteve na festa de Carlinhos Maia, na última quinta-feira...

#Noticias

Antes de completar 60 anos, Mart’nália decidiu se jogar em uma aventura e viver algo pela primeira vez. Seguindo os conselhos de Djavan, a...

#Noticias

Na próxima quarta-feira, 13 de novembro, a TV Globo apresentará um especial do “Som Brasil” dedicado à trajetória de Djavan. Aos 75 anos e...