O YouTube Vibes, estudo trimestral da plataforma, fez um levantamento do que está rolando de novo, quais conteúdos e formatos estão ganhando relevância em 2021 e como esses movimentos refletem e influenciam novos comportamentos. Na última edição, o relatório revelou que sete em cada 10 consumidores afirmam que o YouTube os ajuda a navegar e descobrir algo novo.
A plataforma fez uma investigação qualitativa e quantitativa do time do YouTube Brasil junto com a float. Nesta segunda edição do relatório, a plataforma se aproximou da relação que os vídeos têm com a construção de repertório e noções de identidade e pertencimento.
Para isso, o YouTube convidou uma comunidade de brasileiros apaixonados por vídeos para participar deste estudo, além de um painel quantitativo para mensurar o tamanho das novas vibes culturais e comportamentais.
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Resultados
Interesse puxa interesse, e nada mais é exclusivo de uma única comunidade, é o que explica o relatório. Se a mentalidade de tribos divide e segmenta, as Comunidades Cruzadas são o resultado de uma nova multiplicidade e impermanência que marcam o nosso senso de identidade. É o que constata o YouTube Vides, onde cerca de 7 em cada 10 consumidores afirmam que o YouTube os ajuda a navegar e descobrir algo novo.
Além disso, a pesquisa demonstrou que para 1/3 dos pesquisados, o YouTube é a plataforma que melhor combina diferentes assuntos em um mesmo conteúdo. Além de 63,1% responderem que gostam de acompanhar seus podcasts favoritos pelo YouTube.
Gravações de podcasts, vídeos de reacts e lives de artistas e criadores têm o poder de fazer com que qualquer um se sinta conectado com eles como se fossem velhos conhecidos. A sensação de proximidade, intimidade e descontração coloca todo mundo na mesma atmosfera, compartilhando
a mesma roda de conversa. 52,2% deles afirmam que sentem que são amigos dos “youtubers” Creators do YouTube.