A pandemia deixou centenas de profissionais a procura novas maneiras de expandir seu conjunto de habilidades para ultrapassar o momento difícil do entretenimento. Atento a isso, e sabendo do papel importante que o mundo digital está tendo na vida dessas pessoas, o YouTube reuniu alguns recursos para ajudar os trabalhadores a encontrar insights e inspiração para buscar oportunidades de carreira.
“Não subestime a importância de ser humano. Enquanto as necessidades do mercado de trabalho atual e futuro exigem uma mistura de habilidades do século 21, hoje estamos focados no lado humano das coisas”, revelam.
A plataforma lista as habilidades humanas mais importantes para conquistar espaço no mercado de trabalho, os 4 C’s: Collaboration, Communication, Critical Thinking and Creativity (Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico e Criatividade). A partir disso, o YouTube selecionou quatro criadores especialistas nessas habilidades para ajudar a entender por que elas são tão importantes no local de trabalho e como os espectadores podem aprimorá-las.
Colaboração, por Adriana Cubas
Adriana Cubas é Coach de Carreira e Profissional de Recursos Humanos com foco em Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Ela é a criadora de seu canal homônimo, o primeiro canal de desenvolvimento profissional e capacitação do YouTube Brasil.
O que é colaboração e por que é tão importante no mundo do trabalho de hoje?
Adriana Cubas: A colaboração consiste em fazer conexões entre pessoas e áreas, criando e implementando ideias e inovações e, claro, um trabalho em equipe com foco na contribuição, na empatia e na construção de bons relacionamentos e parcerias.
Hoje, as empresas estão dando grande importância e preferência a profissionais que, além de possuírem habilidades técnicas, também possuem habilidades comportamentais – as famosas soft skills. A colaboração é essencial para os profissionais do futuro.
Como o mercado está mudando para uma paisagem que abrange a diversidade, com trabalho multifuncional em diferentes áreas, “ser colaborativo” torna-se uma habilidade básica esperada para quem deseja ter sucesso no ambiente de trabalho.
Dicas?
Adriana Cubas: Foco no desenvolvimento de suas soft skills, especialmente nas habilidades de comunicação, relacionamento interpessoal e escuta ativa. Não se limite apenas à sua área e demandas, tome a iniciativa de conversar com outras áreas, ofereça ajuda para contribuir com um projeto com ideias e sugestões para a resolução de problemas.
Construa uma rede diversificada onde você pode se conectar com diferentes profissionais para trocar ideias, interesses e conhecimentos. Essas atitudes podem ajudá-lo a ser mais colaborativo no trabalho de forma estratégica, o que também beneficia seu desenvolvimento profissional.
Comunicação, por Vanessa Van Edwards
Vanessa Van Edwards está ensinando as pessoas a usar a psicologia e compreender o comportamento humano para se comunicar e ter sucesso.
Por que a comunicação para o trabalho é importante?
Vanessa Van Edwards: Hoje, mais do que nunca, nossas palavras de trabalho não apenas comunicam, elas precisam motivar. Palavras de trabalho motivam as pessoas a adotar nossas ideias, ser mais produtivas , conectar-se, comprar nosso produto e construir confiança. Isso significa que temos que ser mais objetivos com nossa comunicação – já que eles estão sendo usados em e-mail, bate-papo, vídeos, Slack, sites, Zoom… estamos nos comunicando de mais maneiras do que nunca. Portanto, temos que fazer essas palavras valerem.
Dicas?
Vanessa Van Edwards: Saia do piloto automático! Muito de nossa comunicação de trabalho se tornou estéril. Dizemos o mínimo, enviamos respostas padrão e toda a nossa comunicação é totalmente piloto automático. A pesquisa descobriu que mesmo uma única palavra poderosa pode alterar quimicamente uma interação. Até a leitura da palavra “ganhar” pode deixar as pessoas mais motivadas.
Portanto, não diga “reunião”, diga “brainstorm de metas”. Não diga “atualização semanal”, diga “vitória semanal”. Não diga “obrigado”, diga “Isso foi extremamente útil. Sou grato por você”. Acorde suas palavras e as pessoas acordarão com você.
Criatividade, por The Futur
O objetivo do Futur é ensinar 1 bilhão de pessoas a ganhar a vida fazendo o que amam. Eles ensinam habilidades do século 21, incluindo design thinking, resolução de problemas, empreendedorismo, estratégia, design de experiência, comunicação, mídia, marketing de conteúdo e design.
O que é criatividade e por que ela é importante no mundo do trabalho de hoje?
The Futur: A criatividade está em toda parte no trabalho, você só precisa olhar além das definições tradicionais do que é criatividade. A criatividade é ser corajosa o suficiente para falhar. Criatividade é a capacidade de fazer conexões entre duas ou mais ideias díspares. Criatividade é ver no futuro o que ninguém mais pode ver. A criatividade é o principal diferencial das empresas inovadoras.
Quando a criatividade é aplicada a um problema nos negócios, marketing ou design, ela pode ter um impacto significativo nos resultados financeiros. A criatividade é uma vantagem competitiva para empresas que sabem como cultivar e capacitar as pessoas para serem mais curiosas.
Dicas?
The Futur: para que a criatividade prospere, comece com objetivos claros e métricas definidas para o sucesso. Obtenha a adesão das principais partes interessadas. Faça protótipos de ideias rapidamente para evitar tendências de perda irreversível, obtenha feedback valioso e identifique problemas antecipadamente.
Projete uma cultura que celebre o pensamento interativo. Quanto mais tentamos, mais falhamos. Quanto mais falhamos, mais aprendemos. Quanto mais aprendemos, mais chances temos de descobertas criativas.
Polinização cruzada. Tire a criatividade do departamento de design e integre-a com unidades de negócios e marketing. Faça os cérebros esquerdo e direito trabalharem juntos. Crie um senso de propriedade extrema para que todos trabalhem juntos para resolver grandes problemas.
Pensamento Crítico, por CuriosaMente
CuriosaMente convida mentes curiosas a despertarem um sentimento de admiração que só o conhecimento pode trazer. Liderada por Tonatiuh Moreno, a equipe compartilha vídeos semanais sobre ciência e cultura, para o prazer de aprender.
O que é pensamento crítico e por que ele é tão importante no mundo do trabalho de hoje?
CuriosaMente: Ao contrário de 30 anos atrás, a informação é hoje muito acessível, na medida em que a dificuldade não é tanto encontrá-la, mas distinguir entre o que é confiável e o que é tendencioso, parcial ou enganoso.
O pensamento crítico é fazer uso consciente da lógica e das evidências para distingui-los e ser capaz de incorporá-los ao conhecimento. Ter um pensamento crítico nos permitirá ser cidadãos mais ativos e agir de forma mais eficaz no mundo, não só no trabalho, mas também socialmente. Porém, o pensamento crítico por si só tem limites e é necessário complementá-lo com o pensamento lateral.
Dicas?
CuriosaMente: Em primeiro lugar, esteja muito ciente de que não só os outros, mas nós mesmos, somos muito suscetíveis a cair em falácias lógicas e vieses cognitivos (as “armadilhas do pensamento”) e que é o nosso “sistema 1”, conceito explicado por Daniel Kahneman, que opera sem pensar e é o responsável na maior parte do tempo.
Esteja ciente de que o efeito Dunning-Kruger se aplica a todos os seres humanos e, sempre que tivermos certeza de algo, questione-o. Perceba isso, como diz Edgar Morin: “Navegamos em um oceano de incertezas onde existem alguns arquipélagos de certezas. Desconfie sempre de alguém muito seguro”.