Nesta quinta-feira (1), o YouTube atingiu um marco significativo ao superar 100 milhões de assinantes do Music e Premium, incluindo testes. O aumento de 20 milhões de membros em pouco mais de um ano destaca a solidez do modelo de receitas, combinando publicidade e assinaturas. A presença global do YouTube Premium continua a crescer, abrangendo atualmente mais de 100 países e regiões, com perspectivas de expansão adicional e novas ferramentas em 2024.
Leia Mais:
- YouTube analisa o desempenho dos anúncios em 2023
- Apple Music aumenta royalties em até 10% para músicas em Áudio Espacial
- Spotify retira músicas de Djavan, John Lennon, Roberto Carlos e outros ícones da música
- UBEM se pronuncia sobre as faixas de ícones da música retiradas do Spotify
O Youtube Premium se tornou o segundo maior serviço de streaming de música do mundo, conforme declaração do Google. Com base nos últimos resultados financeiros divulgados, as duas plataformas (Premium e Music) geram um negócio anual de cerca de US$ 15 bilhões para a gigante de tecnologia.
Combinando streaming de música e vídeos em diferentes formatos, o YouTube Premium fornece acesso sem anúncios, reprodução em segundo plano, downloads e benefícios exclusivos, como o Afterparty.
Disponível em mais de 100 países, incluindo o Brasil, o Premium oferece também planos familiares e descontos para estudantes, ampliando a acessibilidade e atendendo a diversos perfis de usuários. A trajetória de crescimento do serviço desafia as expectativas iniciais de ceticismo em 2015, consolidando-se como uma força inovadora na indústria musical.
Atualizações e busca por inovação
Recentes atualizações na plataforma incluem melhorias na interface e recursos para aprimorar a experiência dos ouvintes, como a aba “Descobertas”, rádio personalizada e capas de playlists com IA generativa.
Em fase experimental, a tecnologia de inteligência artificial está sendo avaliada para organizar comentários, simplificar a busca de conteúdo por meio de chatbots e estimular a descoberta de novas músicas e artistas.
Membros Premium do YouTube têm acesso antecipado a inovações de IA, como uma ferramenta de conversa que utiliza inteligência artificial para responder perguntas sem interromper a reprodução. Eles foram os primeiros a experimentar um recurso de IA generativa que organiza tópicos discutidos nos comentários, fornecendo insight para os artistas compreenderem as preferências de seus fãs.
“A indústria musical está em um momento crítico. Juntos, podemos aproveitar a inovação tecnológica para gerar valor sem precedentes para artistas e fãs, aproveitando o nosso impulso que contribuiu U$6 bilhões para a indústria da música em 12 meses. Desde o aproveitamento da IA para aprimorar a imaginação criativa até a ponte perfeita entre conteúdo curto e longo para máxima exposição do artista, podemos construir juntos um futuro onde a indústria da música prospere”, afirmou Lyor Cohen, Head Global de Musica no YouTube, em comunicado.