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YouTube: melhores práticas e formatos para aumentar o engajamento em 2021

Plataforma possui mais de 105 milhões de pessoas conectadas por mês

Foto: Szabo Viktor /Unsplash

O YouTube inicia 2021 como uma das plataformas mais populares do mercado musical, com mais de 105 milhões de pessoas conectadas por mês, de acordo com o relatório YouTube Brandcast. Desse total de usuários mensais, 40 milhões de brasileiros consumiram conteúdos da plataforma pela TV em 2020, o que representa um aumento de 120% em relação ao ano anterior.

A análise também aponta que 44% dos brasileiros têm o YouTube como meio preferido de assistir a vídeos.Pensando nisso, confira as dicas da plataforma e veja boas práticas para levar em consideração na hora de criar para o YouTube, além de formatos para melhorar o engajamento em 2021.

 

Conteúdo e Engajamento

 

Para criar o seu conteúdo, existe uma infinidade de formatos que combinam com o YouTube — alguns que você talvez nem tenha cogitado fazer. Os mais comuns, você já deve conhecer: tutoriais, unboxing, listas de top 10, reviews… Mas você já pensou em criar uma série para o seu negócio?

Outra forma indicada pela plataforma para ampliar a conversa com o seu público é se associar aos criadores do YouTube, as famosas “collabs”, para aumentar o alcance da sua marca e transmitir sua mensagem de uma maneira mais íntima e genuína.

O artista ou negócio na música também pode explorar outros formatos capazes de estimular ainda mais o engajamento do público. Aqui vão alguns exemplos:

 

  • Histórias – As Histórias do YouTube permitem que criadores e marcas iniciem conversas e se engajem com o público de maneira descontraída, fácil e casual, em vídeos curtos feitos para ver no celular. O uso frequente de stories pode aumentar o seu número de seguidores em até 8,5%, aponta o YouTube;
  • Ao vivo – Durante a pandemia, milhões de pessoas estão acompanhando eventos ao vivo e em tempo real, junto das suas comunidades. Além disso, o conteúdo das lives continua alcançando uma audiência massiva mesmo depois da transmissão, com o vídeo on demand;
  • Estreias – Essa funcionalidade é excelente para você gerar buzz antes de lançar alguma nova série ou formato regular. Você pré-grava o seu conteúdo de lançamento e programa um evento para o público do YouTube, que participa da sua estreia comentando e interagindo no chat;
  • Comunidade – Nessa seção é possível postar fotos, gifs, texto, enquetes e os links dos seus vídeos. Uma solução simples, mas eficiente que vai além da execução do vídeo.
Foto: Think With Google 2020

 

Mensurando o sucesso

 

Você planejou seu conteúdo, produziu em diferentes formatos e já subiu tudo no YouTube. E agora? Para saber como os seus vídeos vão ser descobertos, alguns indicadores são fundamentais para a plataforma.

Para medir esses indicadores, o YouTube Studio Analytics tem diversas funcionalidades que permitem ter acesso a dados completos e aos melhores insights sobre como seu canal está desempenhando.

Foto: Think With Google 2020

Você pode, por exemplo, checar praticamente em tempo real como o público está interagindo com o seu conteúdo, ou gerar análises que indicam como está o desempenho de vídeos específicos. Além disso, o painel do YouTube Studio mostra diversos dados úteis, como a taxa de cliques dos seus últimos vídeos e tendências importantes verificadas em outros canais.

Mais do que nunca, para que a sua marca seja uma criadora de sucesso, fique de olho no público e nos demais YouTubers, se atualize, aprenda com as novas tendências e entenda como acontecem as conexões, essas são as principais as dicas do YouTube e também do POPline.Biz é Mundo da Música. Assim, você vai participar das conversas, criar novos diálogos e criar vídeos que importam, além de ter bons resultados em 2021.