O YouTube Brasil divulgou o resultado da pesquisa Video Viewers Google/Provokers, Brasil, agosto de 2018 em formato de insights. A plataforma que busca sempre compreender o seu público consumidor procurou saber o que motiva os brasileiros darem o play.
Para isso, foram entrevistadas mais de 3 mil pessoas e 8 mil vídeos foram estudados. O resultado foi sintetizado em 4 grandes motivações humanas, com uma riqueza ímpar de necessidades, desejos e linguagens.
As motivações são: Conexão, Conhecimento, Entretenimento e Identidade.
Reunimos os insights da motivação Entretenimento, tendo em vista que os resultados dialogam diretamente com o universo musical.
Vamos aos resultados:
Entretenimento: um desejo de dar uma pausa e experimentar todo o tipo de emoção para 39% dos consumidores.
Mais de 1 bilhão de fãs de música vão para o YouTube todos os meses para fazer parte da comunidade musical e descobrir novos hits.
- Para Relaxar:
78% dos que querem entretenimento, estão buscando vídeos para esvaziar a cabeça e relaxar.
55% dos entrevistados acreditam que o YouTube é o lugar em que as pessoas podem exercer sua criatividade.
- Para Aumentar o Astral:
Consumidores entre 45-55 anos assistem 2X mais vídeos de humor na web que na TV aberta. E entre as pessoas de 18-24 e de 35-44, o consumo de vídeos online de humor chega a ser 3X maior que o número de vídeos consumidos na TV.
O consumo de vídeos de música entre jovens de 18-24 anos é cerca de ⅓ maior do que entre consumidores na faixa de 35-55 anos.
Falando nisso, sabia que o YouTube é a plataforma mais usada para ouvir música no Brasil?(*) A mistura do som com o efeito visual dos vídeos faz desse tipo de conteúdo um dos grandes gatilhos para alegrar e entreter muita gente.
(*)Fonte: TGI, 2018
1 em cada 10 consumidores que estão buscando vídeos de entretenimento querem aumentar a energia.
- Para Se Emocionar:
1 em cada 10 consumidores que buscam vídeos de entretenimento estão atrás de emoção.
Entender o público consumidor é um trabalho constante, seja do artista do artista iniciante ao profissional com vários anos de estrada. E em cada plataforma, eles são apresentados de formas únicas.
Esses dados trazem luz para um importante questionamento: será que você, como profissional de música, realmente conhece o seu público?