Em um ano atípico, as relações interpessoais ganharam novos significados a partir do elo entre as inúmeras possibilidades que o digital pode proporcionar.
Nesse cenário sem precedentes, o mercado musical segue em reinvenção constante e com novas tendências, que a partir de 2020, influenciarão a forma de pensar e produzir soluções.
O YouTube Brasil divulgou um relatório apontando algumas das principais tendências de consumo da plataforma este ano. De acordo com a empresa, são mais de 105 milhões de adultos conectados transmitindo conteúdo e trocando vivências entre si — todos os meses.
“O YouTube continua sendo um ecossistema movido por identificação, paixão e mais: durante um ano em que a maioria de nós viveu algo inédito, com a pandemia, a plataforma se tornou também uma importante aliada do dia a dia, que precisamos reinventar. Nesse contexto, o YouTube tem se tornado cada vez mais presente na vida das pessoas”, afirma o comunicado da plataforma.
No relatório, o YouTube destaca que brasileiros de 18 a 64 anos afirmam que não podem viver sem a plataforma.
Entre as principais tendências, o movimento “faça você mesmo” registrou um crescimento exponencial em 2020. Hortas indoor, receitas — das mais simples às mais complexas —, home office devidamente equipado ou pequenas reformas em casa.
De acordo com o YouTube, as pessoas “arregaçaram as mangas”, e 8 em cada 10 consumidores afirmam que o YouTube os ajuda a transformar ideias em realidade.
O YouTube destaca a alternativa de entretenimento popularizada em 2020 com as lives na plataforma. A Live de Marília Mendonça que concentrou 3,3 milhões de usuários simultâneos, o recorde mundial da plataforma, equivale a 159 shows lotados no Madison Square Garden.
Ainda é cedo dizer quais tendências efetivamente permanecerão no mercado musical, mas, sem dúvidas, a forma de consumir e pensar no modelo musical foi impactada.
Confira o relatório completo do YouTube clicando aqui.