Foto: Divulgação
in

YouTube anuncia novo recurso de monetização, o Valeu Demais

Com o Valeu Demais, os fãs podem apoiar os canais que mais gostam e os criadores ganham uma nova fonte de receita.

O YouTube anunciou, nesta terça-feira (20), mais uma forma de monetização na plataforma, o Valeu Demais (Super Thanks, em inglês). Com ele criadores ganham mais uma opção para receber dinheiro e ao mesmo tempo ajuda a fortalecer os laços com os espectadores. Este é o quarto produto digital pago da plataforma, que já lançou outras ferramentas monetização como os Clubes de Canais e Super Chat.

“Os criadores de conteúdo são a alma do YouTube, e estamos sempre buscando novas formas de ajudar essas pessoas a dar os primeiros passos, desenvolver o canal e diversificar a receita. Inclusive, oferecemos vários jeitos de ganhar dinheiro em nossa plataforma, como a exibição de anúncios, a venda de produtos físicos, os Clubes de Canais e muito mais”, revela Barbara Macdonald, Product Manager, Paid Digital Goods do YouTube.

Desde o lançamento do Super Chat em 2017 e dos Super Stickers em 2019, criadores do mundo inteiro têm pedido para elevar a experiência desses recursos para vídeos tradicionais na plataforma, e não somente em conteúdo ao vivo. Com isso, segundo a plataforma, o Valeu Demais já vinha sendo testado e, com base no feedback que receberam, resolveram abrir para mais usuários e disponibilizar para ainda mais espectadores e criadores.

Como funciona?

A partir de agora, os fãs que assistem vídeos do YouTube podem comprar um “Valeu Demais” para agradecer e apoiar um canal. Eles verão um GIF animado e, como bônus, receberão um comentário exclusivo e colorido para destacar essa compra, que poderá ser respondido pelos criadores.

No momento, o Valeu Demais está disponível em quatro faixas de preço, entre US$ 2 e US$ 50 (ou a moeda local correspondente). Da mesma forma que o Super Chat e os Super Stickers, o Valeu Demais também cumpre duas funções para os criadores de conteúdo: ajuda a manter uma conexão significativa com os fãs enquanto oferece uma nova forma de ganhar dinheiro.

Foto: Reprodução

Ao longo do último ano, o YouTube trabalhou com criadores para fazer um teste Beta do recurso e reunir feedback para melhorar e definir como será a experiência. Inclusive, enquanto testava a versão Beta do Valeu Demais, o psíquico intuitivo Nicholas Ashbaugh pôde conquistar uma nova fonte de receita, que agora constitui cerca de 15% dos lucros do canal.

“Ter um recurso integrado como o Valeu Demais garante que meus espectadores possam demonstrar carinho e apoio sem interromper o vídeo para abrir outra página. Ele amplia bastante o potencial dos Super Stickers e do Super Chat, porque permite que os espectadores assistindo as gravações das transmissões ao vivo se sintam notados graças à animação de compra e ao comentário que aparece no chat”, revela Nicholas.

O Valeu Demais está disponível para milhares de criadores que geram receita. O recurso poderá ser usado por usuários em 68 países, incluindo no Brasil, tanto em computadores quanto em dispositivos móveis (Android e iOS). Os criadores podem confirmar se receberam acesso antecipado clicando aqui e seguindo as instruções.

Quem não tiver recebido ainda não precisa se preocupar: ainda este ano, será ampliada a disponibilidade para todos os criadores qualificados do Programa de Parcerias do YouTube.

Escrito por Rafa Ventura

Lady Gaga e Tony Bennett gravam documentário, diz site

Lady Gaga e Tony Bennett gravam documentário, diz site

BTS quebra recorde de vendas na Coreia do Sul com "Butter"

Com CD “Butter”, BTS quebra mais um recorde no Japão