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YouTube Ads deve ultrapassar receita de gravadoras musicais em 2021

A análise foi feita pelo Music Business Worldwide com base nos valores revelados pelas principais gravadoras
Foto: NordWood Themes/Unsplash

O YouTube deve ultrapassar as maiores gravadoras do mundo como Universal, Sony e Warner em receita de anúncios em 2021. De acordo com novos números de receita da Alphabet, dona do YouTube, divulgados na semana passada, a maior plataforma de vídeo do mundo gerou US $ 7,205 bilhões em receitas de publicidade só no terceiro trimestre deste ano, o que reflete um aumentou 43%, ano a ano em relação ao mesmo trimestre de 2020.

Foto: Reprodução/MBW

De acordo com o Music Business Worldwide, ao se aprofundar nos detalhes do negócio de anúncios do YouTube é revelado um crescimento impressionante nos últimos dois anos. Apenas nos primeiros nove meses deste ano (2021), o YouTube gerou US$ 20,21 bilhões de publicidade, mais do que gerou de anúncios em todo o ano de 2020 (US$ 19,77 bilhões) e 2019 ( US$ 15,15 bilhões).

Foto: Reprodução/MBW

Enquanto isso, em 2019, de acordo com o IFPI , a indústria fonográfica global gerou US $ 20,2 bilhões em receitas globais de atacado. Em 2020 , gerou US $ 21,6 bilhões . Ainda segundo a publicação, a Warner Music, por exemplo, teve um crescimento de US $ 10 bilhões em sua avaliação nos últimos 12 meses. A Sony Music acaba de confirmar que viu um aumento de 33% na receita de streaming no terceiro trimestre deste ano. E o Universal Music Group está buscando uma margem de lucro EBITDA de US $ 2 bilhões em 2021.

Receitas de Música gravada x YouTube Ads

Olhando para o desempenho do Universal Music Group nos primeiros nove meses de 2021, é possível ver que o maior detentor de direitos musicais do mundo teve um aumento de 18,9% A/A nas receitas de música gravada (em moeda constante).

Se a indústria global da música gravada obtivesse um salto semelhante nas receitas em todo o ano de 2021 (+ 18,9%), isso significaria que o número global anual do IFPI para este ano chegaria a US $ 25,7 bilhões .

Em uma visão mais conservadora, o Goldman Sachs projetou recentemente que o número IFPI de 2021 pesará em US$ 23,5 bilhões, embora essa previsão tenha sido feita antes que a Universal e a Sony Music divulgassem bons resultados no terceiro trimestre. Resultado: as próprias receitas anuais do YouTube apenas com anúncios devem facilmente ultrapassar esse número do IFPI – pela primeira vez – este ano.

“A MBW agora prevê que o negócio de anúncios do YouTube gerará um total entre US$ 29 bilhões – US $ 32 bilhões ao longo de 2021. Pois, tradicionalmente, o quarto trimestre do calendário tem sido o trimestre mais volumoso do YouTube em receitas de publicidade. Visto que, no quarto trimestre de 2020, o YouTube gerou US $ 6,885 bilhões, de acordo com os números da Alphabet”, prevê o portal.

Mesmo que o YouTube consiga um aumento de ≈30% A / A nesse valor, ele gerará cerca de US $ 9 bilhões no quarto trimestre deste ano. No entanto, nos primeiros nove meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2020, o YouTube teve um aumento de 56,8% A / A nas receitas totais de publicidade.

Foto: Reprodução/MBW

No entanto, se esse salto de 56,8% em relação ao ano anterior fosse transportado para o último trimestre deste ano, o YouTube geraria aproximadamente US$ 10,8 bilhões no quarto trimestre de 2021, o suficiente para vê-lo gerar US $ 31 bilhões ao longo de 2021.

O Music Business Worldwide destaca que, há uma falha/complicação óbvia na comparação entre o ‘negócio de anúncios do YouTube e o negócio global de discos’. Já que, o YouTube paga uma certa percentagem do seu rendimento do anúncio para a indústria fonográfica em royalties.

Porém, um dado muito interessante sobre este tópico: o diretor de negócios do YouTube, Robert Kyncl, recentemente sugeriu que 25% de todo o tempo de exibição no YouTube globalmente atualmente é de conteúdo musical.

Outro dado interessante: o YouTube, em seus negócios de publicidade e assinaturas, pagou aos detentores de direitos da indústria musical (incluindo compositores / editores) algo em torno de US$ 4 bilhões no ano passado, de acordo com a empresa.

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