O clipe de “Lovesick Girls“, o mais recente do BLACKPINK, foi muito aclamado. No entanto, também foi alvo de polêmica quando o Sindicato Coreano dos Trabalhadores em Saúde e Medicina acusou que um dos figurinos usados por Jennie sexualizava as enfermeiras.
“Mesmo que as enfermeiras tenham lutado por muito tempo para melhorar isso, a YG Entertainment objetivou sexualmente as enfermeiras no videoclipe do BLACKPINK“, afirma o comunicado, lembrando que as enfermeiras ainda estão constantemente expostas ao abuso de poder e violência sexual.
Isso provocou reações diversas, partindo do apoio à revolta de fãs, que acham que o clipe não tem nada de errado. Como consequência, a YG Entertainment (empresa que cuida do grupo) se pronunciou em um comunicado oficial.
LEIA NA ÍNTEGRA
“Em primeiro lugar, gostaríamos de transmitir nosso profundo respeito mais uma vez às enfermeiras e profissionais que lutam na linha de frente, sempre zelando pelos pacientes no local.
A seguir, a faixa ‘Lovesick Girls’ questiona por que as pessoas procuram o amor mesmo depois de serem magoadas e sofridas por ele, e também transmite uma mensagem de esperança na exploração dessa ideia de amor.
A cena no clipe de ‘Lovesick Girls’ retratando uma enfermeira e um paciente retrata a letra que diz: ‘Nenhum médico pode ajudar quando estou apaixonado’.
A cena não tinha nenhum outro propósito, e nos preocupamos que essa cena tenha sido examinada de forma exagerada.
Pedimos ao público para ver este clipe como outro gênero de arte independente, e ficaríamos gratos se o público pudesse entender que cada cena retrata visualmente a letra da música, sem nenhum outro significado por trás dela.
No entanto, a equipe de produção do MV está considerando profundamente a edição da cena em questão.”
Conclusão
Portanto, a empresa explica que o contexto da cena com enfermeira foi usado somente para representar a letra, sem a intenção de sexualizar nenhuma profissão. Mesmo assim, se as justificativas não bastarem, a edição do vídeo é cogitada, retirando as cenas.
O clipe “Lovesick Girls” já passa de 115 milhões de visualizações.