in ,

Yasmin Santos grava seu primeiro DVD com participações de Marília Mendonça, Wesley Safadão, Gustavo Mioto e a dupla Maiara e Maraísa


Foto: Lourenço Fabricio

A noite desta terça-feira (16) foi marcada por mais uma história de superação de Yasmin Santos. Nascida numa comunidade litoral santista, a artista de 21 anos viveu a realidade dos menos favorecidos e encontrou na música uma forma de escapar daquele universo. Ganhou da avó, que trabalhava como faxineira, o primeiro violão e mergulhou nas revistas cifradas de MPB e rock. Mas foi no sertanejo que Yasmin se encontrou e passou a fazer shows por toda a Baixada Santista até ser descoberta na internet pela gravadora Sony Music. Dois anos depois, a jovem subiu ao palco da casa Coração Sertanejo, em São Paulo, para gravar o primeiro DVD da carreira.

“Esse DVD vai surpreender muita gente. Quero consolidar minha carreira com ele, se Deus quiser. Para mim, é só alegria já ter a música ‘Sofro onde eu quiser’ entre as mais tocadas no Brasil. Essa música fala de empoderamento das mulheres e é composição minha”, conta a cantora de “Saudade nível hard”, uma das músicas mais executadas nas rádios em 2018. E foi com seu maior sucesso que ela abriu a apresentação que irá gerar o DVD “Yasmin Santos – Ao Vivo em São Paulo”. Na sequência as novas “Amiguinho de cama” e “Idem”, duas das novas faixas que aparecem no recém-lançado álbum “Esquenta do DVD”, já estavam na boca do público.

Nas primeiras músicas, Yasmin parecia um pouco tensa (o que é perfeitamente normal) e a todo instante se comunicava com o Fernando Trevisan “Catatau”, o diretor de vídeo. Mas não demorou muito para pegar confiança e tocar a apresentação com um pouco mais de desenvoltura. E o palco projetado por Catatau permitia que a jovem o explorasse desde o percussionista ao baterista, cada um nas extremidades. Repleto de luzes de led que adornavam o telão principal onde se lia as iniciais “YAS”, chamou atenção o cuidado com as projeções que dialogavam com cada música, seja na dramaticidade obtida pelas cores, com a letra de algumas canções ou até mesmo a imagem de Yasmin em cartas de baralho para ilustrar a canção “Carta na manga”.

As primeiras convidadas a aparecerem no palco foram Maiara e Maraísa, que participaram na deliciosa “Mensagem só de ida”, que poderia (perfeitamente) fazer parte do repertório das irmãs. Deu liga as vozes potentes de Yasmin e Maiara, mas temos de fazer menção honrosa à segunda voz de Maraísa em cima da melodia, dando sustentação às duas. Já Gustavo Mioto fez par com Yasmin na libertária “Então vou avisar” e Wesley Safadão participa em “Saudade em gotas”.

Foto: Lourenço Fabrício

Em determinado momento do show, Yasmin se reúne com os músicos no centro do palco para mostrar algumas canções sentada. Afinal, ela que começou tocando em barzinhos no esquema voz e violão, hoje brinca a todo instante com os músicos no palco e se mostra grata a eles que começaram a tocar com ela “por um hambúrguer” e acreditaram que um dia o sucesso bateria à sua porta.

Mas o público estava mesmo à espera da parceria entre Yasmin e Marília Mendonça. Com direito à invasão no palco de um fã que correu para abraçar a goiana, as duas dividiram o microfone em “Para, pensa e volta”, que conta com uma menção à própria Marília na letra. O que ficou de mais bonito neste dueto não foi o fato dos timbres vocais serem parecidos, mas sim a generosidade de Marília em “abençoar” sua afilhada musical em seu primeiro momento de grande afirmação. E foi neste clima de admiração mútua que as duas emocionaram a plateia.

Outros hits como “Pronta pra trair” e “Tenho dó da sua amante” foram programados para a parte final do show, que já contava com a cantora bem mais soltinha que no início da gravação. A energia na reprise de “Saudade nível hard”, que voltou a aparecer com última música, foi infinitamente superior à do começo. Sem abrir mão do seu estilo, seja no figurino ou na forma de se apresentar, Yasmin nos brinda com músicas que dialogam com o público jovem e transmite verdade em cada história contada em forma de canção.

Fotos: Lourenço Fabrício