in , ,

“Lua de Cristal”: filme estrelado por Xuxa completa 30 anos e ganha “live” neste domingo


Aqueles que têm mais de 35 anos possivelmente guardam em suas memórias de infância as melhores lembranças de Lua de Cristal, um dos maiores sucessos de bilheteria do cinema nacional, estrelado por Xuxa. O filme completa três décadas e ganha, neste domingo (21), uma live comemorativa com a diretora Tizuka Yamasaki no Instagram.

Xuxa em registro raro nos bastidores de “Lua de Cristal” (Foto: Divulgação)

Assim como milhões de pequenos brasileiros à época, Gabriel Silva, Rodrigo Nicodemo (The Circle Brasil) e Diego Alexandre (Introdução à Música do Sangue) foram impactados pelo fenômeno Xuxa e estão produzindo, de forma totalmente independente e sem fins lucrativos, o documentário Lua de Cristal 30 Anos.

O trio convidou Tizuka Yamasaki para um bate-papo onde darão alguns spoilers sobre o que será abordado no documentário, ainda em fase de produção. Às 17h, Gabriel e Rodrigo começam um “esquenta” para a conversa com a diretora, que será mediada por Diego a partir das 18h.

A diretora Tizuka Yamasaki participará da “live” comemorativa pelos 30 anos de “Lua de Cristal” (Foto: Divulgação)

Documentário sai no segundo semestre

Xuxa já era a principal estrela da TV Globo no fim da década de 1980, duelava com Roberto Carlos pelo posto de maior vendedora de discos e vinha de uma bem sucedida experiência no cinema (Super Xuxa contra o baixo astral atraiu 2,8 milhões de espectadores e foi a terceira maior bilheteria em 1988). Lua de Cristal é, certamente, um momento definitivo na trajetória da Rainha dos Baixinhos.

De acordo com os produtores, 80% das filmagens já foram feitas. Além da própria Tizuka Yamasaki, até o momento foram entrevistados o produtor Diler Trindade, a roteirista Yoya Wursch, o compositor Michael Sullivan, bem como parte do elenco. Fã de Xuxa e do filme, o humorista Paulo Vieira também participou.

Porém, os planos de gravarem presencialmente com Xuxa foram atrapalhados pela pandemia do coronavírus. Eles garantem buscar alternativas para que o depoimento da estrela maior não fique de fora deste presente legitimamente de fãs para fãs.

Até mesmo uma revista digital com release, curiosidades, crítica exclusiva e outros detalhes foi produzida dentro deste projeto. Clique AQUI para fazer o download grátis.

Além dos bastidores do filme, haverá a contextualização com o turbulento momento político do país à época, quando houve a extinção da Embrafilme durante o governo Collor. Além disso, eles jogam luz sobre a produção audiovisual para o público infanto-juvenil na atualidade.

Confira um trecho inédito do documentário que está em produção:

Uma cinderela urbana

Lua de Cristal chegou aos cinemas no dia 22 de junho de 1990 e, claro, tinha o objetivo ser a principal diversão dos jovens nas férias escolares do meio do ano. Além de Xuxa e Sérgio Mallandro, o elenco contava com Júlia Lemmertz, Marilu Bueno, Duda Little, Avelar Love (do grupo João Penca e seus Miquinhos Amestrados) e paquitas como Letícia Spiller, Juliana Baroni e Bianca Rinaldi.

O mote da história remete ao sonho de Maria, menina do interior que sonha tornar-se cantora. Ela parte em busca do sonho e chega sozinha à cidade grande (no caso, o Rio de Janeiro, onde a trama se passa). Ela é mal recebida pela prima Lidinha (Júlia Lemmertz), que a faz de empregada, e sua tia Zuleica (Marilu Bueno) que diz não se lembrar dela e da carta enviada por sua mãe pedindo abrigo à filha. Qualquer semelhança com as histórias de Cinderela e Branca de Neve não são meras coincidências.

Fotos: Divulgação

Mas antes de chegar à casa da família, Maria tromba com Bob (Sérgio Mallandro), que pasmem, é o príncipe encantado do filme. A trama de Cinderela reaparece quando ela perde um de seus tênis. Mas quem dá ritmo ao filme é a pequena Duda (Duda Little) com suas travessuras politicamente incorretas para os dias de hoje. Entre cenas de ecologia, referências a outros contos clássicos e até mesmo assédio do primo Mauricinho (Avelar Love), no fim de tudo Maria realiza seu sonho e se torna uma cantora.

O filme tornou-se a maior bilheteria da década de 1990 no Brasil – cinco milhões de espectadores -, bem como a sétima maior de todos os tempos no país até então. Além disso, deteve o recorde de maior venda de ingressos por 16 anos, com mais de 920 mil espectadores somente na primeira semana. A marca só seria superada 15 anos depois por Dois Filhos de Francisco.

Xuxa publica fotos dos bastidores do filme

Na última quinta-feira (18), Xuxa usou o momento #tbt no Instagram para publicar diversas fotos dos bastidores de Lua de Cristal em referência aos 30 anos do filme. “#TBT especial do filme que encantou gerações e que bateu recordes de bilheteria nos anos 90: “Lua de Cristal!”, publicou.

Relembre o trailer oficial do filme: