in ,

X-Factor UK é acusado de exploração por ex-participantes

A dupla Jedward acusou Simon Cowell e sua empresa, a SyCo, de não pagar nada aos candidatos durante o programa.

Foto: Divulgação

O programa X-Factor UK é uma das poucas franquias de competição musical que pode se vangloriar de realmente ter entregado ao mundo vários artistas de sucesso. Nomes como Leona Lewis, One Direction e Little Mix foram destaque na competição britânica, mas outros tantos são celebrados no mercado musical do Reino Unido.

Jedward
Foto: Reprodução / Internet

Apesar de todo o lado positivo, a passagem desses e de tantos outros artistas pelo programa pode não ter sido lá um mar de rosas. E de acordo com a dupla irlandesa Jedward, que participou do X-Factor UK em 2009, o programa, Simon Cowell e sua empresa, a SyCo, na verdade exploram bastante os participantes.

Em uma série de tweets, a dupla de irmãos, John e Edwards Grimes, foi só críticas a Simon Cowell, ao programa e à forma como eles exploram os sonhos dos participantes.

“Cada candidato no X-Factor era um escravo do programa e não recebia nada enquanto eles faturavam milhões”, escreveu a dupla Jedward, que continuou:

“O fato que cada candidato tinha que agir como se seu jurados fossem mentores deles! Quando na verdade tudo o que eles se importavam era com o pagamento deles!”

“Simon Cowell acredita que ele é o chefe da Máfia da indústria da música quando na verdade ele não é nada além de um péssimo face lift.”

“Há uma razão para a SyCo ser chamada de Psycho [psicopata, em inglês]! O One Direction e o Little Mix são legalmente ferrados em contratos e nunca poderão falar sobre isso, então nós estamos falando!”

“Não há nada de MODESTO* em seus antigos empresários ditando cada passo deles, desde relacionamentos até em como eles vivem suas próprias vidas! Justiça para One Direction e Little Mix.”

*MODEST MANAGEMENT é o nome da empresa que cuida das carreiras de vários dos artistas que saem do X-Factor UK, incluindo One Direction e Little Mix.

Jedward X-Factor UK Simon Cowell Tweets
Foto: Reprodução / Twitter

Dupla Jedward tem provas!

Como se não bastassem todas essa mensagens falando do tratamento dos participantes do X-Factor UK, os meninos da dupla Jedward afirmaram possuir provas de suas afirmações sobre a exploração dos candidatos, mas que não poderiam publicar porque isso levaria uma série de processos.

“Nós temos os contratos do One Direction que foram mandados pra gente por engano porque tínhamos a mesma gravadora! Mesmos empresários! Mesmos seguranças e contadores!”

“Legalmente publicar contratos online vai acabar no tribunal mas nós já sabíamos por anos a situação! Niall! Liam! Louis! Zayn! Harry! Vocês são sobreviventes.”

Jedward X-Factor UK Simon Cowell Tweets
Foto: Reprodução / Twitter

“Essa não é nossa história para contar! É um entendimento de como a indústria da música é! Estamos mandando coragem e força para todos os artistas que estão sendo ferrados! Isso acaba agora.”

Vale lembrar que a relação da dupla Jedward com Simon Cowell não é lá das melhores há muito tempo. Durante a participação dos irmãos no programa, em 2009, eles eram apresentados com gigante carga de comédia, com críticas constantes aos seus vocais.

E em 2017 essa “relação” chegou ao seu fim quando a empresa de Simon retirou as músicas da dupla das plataformas de streaming.

Cher Lloyd também soltou algumas indiretas “bem diretas”

Cher Lloyd
Foto: Divulgação

Outra que também resolveu falar sobre a exploração do X-Factor sobre os participantes e seus sonhos foi Cher Lloyd.

A cantora participou do programa em 2010, com uma passagem polêmica. Conquistou sucesso com sua música pós-programa, mas há um tempo segue um pouco afastada das paradas de sucesso do Reino Unido.

Atualmente também fora das garras da SyCo ou de qualquer outra parceria de Simon Cowell, Cher Lloyd criticou o programa e o empresário em um vídeo musical no Tik Tok, onde canta:

“Como eu podia ser tão ingênua,
eles me venderam o sonho apenas para me explorar.
Disseram, querida querida você irá longe
se você balançar essa bunda e namorar uma estrela.
E se as músicas estiverem fazendo sucesso
nós ficaremos com o dinheiro.”