Chegou o dia! Todas as expectativas geradas com a saída de Simon Cowell do American Idol em 2010 e a criação do X-Factor norte-americano terminam nesta quarta-feira, 21, às 21h (horário de Brasília). O X-Factor, que já é veiculado em mais de 30 países, chega aos Estados Unidos após muitas controvérsias.
A principal delas diz respeito ao painel de jurados. Mariah Carey e Paula Abdul eram as duas artistas mulheres escolhidas desde o início por Simon Cowell para sentar à mesa ao seu lado, mas a gravidez de Carey obrigou o empresário a mudar os planos. Seu segundo nome foi Chery Cole, jurada do X-Factor UK e integrante da girl band Girls Aloud. A cantora chegou a gravar os primeiros dias de audições com Paula, Simon e L.A. Reid, mas foi dispensada por motivos ainda não esclarecidos totalmente. Então foi a vez de Nicole Scherzinger. A ex-Pussycat Doll deixou a apresentação do programa para aconselhar os candidatos. Rihanna e Mariah Carey são as primeiras artistas convidadas confirmadas na primeira temporada nos Estados Unidos.
O X-Factor EUA vai oferecer ao vencedor um contrato de US$ 5 milhões – o maior prêmio da história dos reality shows musicais. Diferente do American Idol, o limite máximo de idade é inexistente e grupos também podem participar.
O X-Factor EUA é exibido pelo canal FOX e terá cobertura completa do site X-Factor Brasil. No Brasil, o programa estreia apenas no dia 11 de outubro no Canal Sony.