Viralizou um vídeo de uma festona de música eletrônica em Wuhan, cidade onde surgiu o coronavírus, na China. A festa ocorreu no parque aquático Maya Beach Water Park e aglomerou milhares de pessoas sem máscara. As imagens foram divulgadas pela agência AFP e causaram estranhamento nos internautas.
Wuhan voltou à normalidade depois de 76 dias de quarentena rigorosa entre janeiro e abril. A cidade passou pela reabertura gradativa. O parque aquático em questão reabriu as portas em junho, com capacidade limitada a 50%, segundo a imprensa local. Para atrair o público, o valor do ingresso foi reduzido a 50% para mulheres.
#UPDATE Thousands of partygoers packed out a water park over the weekend in the central Chinese city of #Wuhan, where the #coronavirus first emerged late last year, keen to party as the city edges back to normal life https://t.co/CEp6RFj9te pic.twitter.com/2yrzALahuD
— AFP news agency (@AFP) August 17, 2020
Wuhan wave.
People watch a performance as they cool off in a swimming pool in Wuhan, China pic.twitter.com/sPIdpAmQ6G
— AFP news agency (@AFP) August 17, 2020
No Brasil, eventos com aglomeração seguem proibidos
A reabertura no Brasil ainda não chegou ao ponto de Wuhan. Por aqui, eventos com aglomeração seguem proibidos. Cinemas e teatros seguem fechados. A alternativa para o mundo da música tem sido shows em formato drive-in – esses sim autorizados, por presarem pelo distanciamento social.
No Rio de Janeiro, o prefeito Marcelo Crivella iria anunciar a reabertura de cinemas, teatros e casas de eventos no domingo (16/8), mas esse momento em 15 dias. O prefeito também pediu que as pessoas parem de se aglomerar em bares da cidade e evitem reuniões com potencial de aumentar a carga viral circulante na cidade.
Em São Paulo, o Carnaval já está adiado – sem data para acontecer. O prefeito Bruno Covas só disse que dificilmente o evento ocorreria em junho, por conta das festas de São João. “Estamos definindo o Carnaval para ou final de maio ou começo de julho. Estamos definindo isso em conversa com outras cidades, par que possa haver um movimento conjunto”, explicou.