Duas semanas após cometer uma gafe durante a cobertura do segundo turno das eleições presidenciais, o apresentador William Bonner veio a público para se desculpar. No “Jornal Nacional” desta terça-feira (8), o jornalista comentou sobre ter apresentado uma postura capacitista.
LEIA MAIS:
- William Bonner aparece com latinha na mão e brinca com meme
- William Bonner elogia Marcos Mion durante o “Criança Esperança”
- Após Covid, William Bonner faz desabafo no “Jornal Nacional”
Na ocasião, Bonner disse que “por ignorância” usou a palavra “esquizofrenia” de forma pejorativa para tentar explicar uma situação de conflito na apuração. Como forma de retratação, a emissora exibiu no jornalístico uma matéria especial sobre a população que lida com o problema de saúde mental no Brasil e no mundo.
“Alguns dias atrás, no domingo do segundo turno da eleição, eu, por ignorância, usei a palavra esquizofrenia como se fosse sinônimo para uma explicação confusa que eu tentei fazer. Felizmente, eu fui alertado para o erro. Essa reportagem é uma forma de me retratar pelo meu erro pessoal e também a nossa maneira de ajudar a combater a falta de informação”, declarou ele.
A reportagem especial do JN revelou que mais de 2,5 milhões de brasileiros e quase 1% da população mundial lidam com o diagnóstico de esquizofrenia, doença que afeta a capacidade de pensar e sentir, entre outros sintomas.
Nas redes sociais, o momento foi percebido por alguns internautas, que parabenizaram a postura do jornalista e da emissora. “Essa fala foi muito bacana, e a reportagem que a antecedeu também. Mostrar pessoas que convivem com a esquizofrenia e têm uma vida plena é uma excelente forma de combater o estigma. Boa, tio Bonner!”, disse uma pessoa no Twitter.
LEIA MAIS:
- William Bonner pega Covid-19 e é afastado do “Jornal Nacional”
- Saiba porque William Bonner se afastou do “Jornal Nacional”
- Cerveja? Bonner reage a memes da latinha e esclarece: “água”
“Bem bacana o reconhecimento de Bonner no JN sobre a forma que usou a esquizofrenia como ofensa. Parabéns. #JN se retratou bem”, elogiou outra internauta. “Muito importante essa retratação do Bonner à pessoas com esquizofrenia”, escreveu uma terceira.
William Bonner se desculpou por usar a palavra "esquizofrenia" fora de contexto na cobertura do 2° turno das eleições pic.twitter.com/T33fMktD2j
— FUTRICAS (@futricasefofoca) November 9, 2022