Will.i.am não teve uma boa experiência ao voar com a companhia aérea Qantas na Austrália. O líder do Black Eyed Peas afirmou que uma aeromoça o tratou mal por causa da cor de sua pele. O artista chegou a ser escoltado para fora da aeronave pela polícia, de acordo com o TMZ.
Will.i.am viajava de Brisbane para Sydney quando tudo aconteceu. Segundo o artista, ele estava usando o laptop durante o voo, trabalhando em novas músicas com um fone de ouvido que reduz o barulho ao redor e, por isso, não ouviu quando foi anunciado no sistema de som do avião que era preciso desligar os aparelhos eletrônicos para o pouso.
Por causa disso, a aeromoça teria discutido com ele e alguém da tripulação teria chamado a polícia para estar a postos para quando o avião pousasse. Will.i.am teria sido retirado da aeronave por cinco policiais.
Durante o acontecimento, o artista publicou no Twitter: “estou neste momento em um voo entre Brisbane e Sydney. Sinto em dizer que eu e meu grupo experimentamos o pior serviço por causa de uma aeromoça extremamente agressiva… não quero acreditar que ela seja racista. Mas ela claramente descontou todas as suas frustrações apenas nas pessoas negras”.
I’m currently on a flight from Brisbane to Sydney.
I’m sorry to say me and my group have experienced they worse service due to a overly aggressive flight attendant…
I don’t want to believe she racist.
But she has clearly aimed all her frustrations only at the people of colour— will.i.am (@iamwill) November 16, 2019
Ele explicou a situação, direcionando um outro tuíte para a companhia aérea. “Eu estava fazendo música usando fones de ouvido… me desculpem por não ouvir o aviso no sistema de som… eu concordei quando ela encostou no meu ombro e pediu para que eu desligasse o laptop…. é triste que sua #aeromoçaracista tenha chamado a polícia”.
I was making music wearing noise canceling headphones on the plane… I’m sorry i couldn’t hear the P.A…I complied when she’s tapped me on the shoulder to put my laptop away…
It’s sad that your #RacistFlightAttendant sent the police… pic.twitter.com/LmitBhTjfi
— will.i.am (@iamwill) November 16, 2019
Segundo o artista, alguns passageiros ficaram ao seu lado. “Sua #aeromoçaracista foi mais do que rude e levou tudo para outro nível quando chamou a polícia. Graças a Deus outros passageiros testemunharam que ELA estava fora de controle. A polícia me deixou ir embora. Imagine se eles fossem tão agressivos quando a aeromoça”.
Will.i.am chegou a ser criticado por ter publicado o nome e o número de identificação da aeromoça, mas defendeu a sua atitude dizendo que o mesmo aconteceria se ele tivesse sido rude com um jornalista ou um fã enquanto estivesse trabalhando e que “o Twitter serve para isso… devemos mostrar atitudes erradas para que possamos ter um mundo mais seguro e compreensivo”.
A companhia aérea Qantas se pronunciou em comunicado ao The Independent: “Houve um mal-entendido a bordo, que parece ter sido exacerbado por Will.i.am estar usando fones de ouvido com redução de ruído e não ter ouvido as instruções da equipe. Nós completamente rejeitamos a sugestão de que isso teve algo a ver com raça. Vamos entrar em contato com will.i.am e desejamos o melhor para a turnê”.