A atriz Whoopi Goldberg foi suspensa por duas semanas do programa de TV norte-americano “The View“, onde é uma das co-apresentadoras, após realizar comentários controversos na última segunda-feira (31) sobre o Holocausto e judeus. “Com efeito imediato, estou suspendendo Whoopi Goldberg por duas semanas por seus comentários errados e ofensivos”, disse o presidente da ABC News, Kim Godwin, em comunicado oficial emitido na noite de ontem (01).
> Whoopi Goldberg defende fotos de Madonna seminua: “vocês estão com inveja”
Leia mais:
- Divulgado trailer oficial da 2ª temporada de Star Trek: Picard, com Whoopi Goldberg
- Whoopi Goldberg: “sempre quis ser Doctor Who”
Ao comentar a famosa e premiada HQ “Maus“, do autor Art Spiegelman, que fala sobre o Holocausto, Whoopi afirmou na edição de segunda do programa que este período da história não tinha a ver com raça. “Vamos ser sinceros sobre isso porque o Holocausto não é sobre raça. Não é sobre raça. Não é sobre raça. É sobre a desumanidade do homem para com o homem“, declarou.
A co-apresentadora Ana Navarro rebateu dizendo “mas é sobre supremacistas brancos perseguindo judeus“. Foi então que Whoopi replicou: “Mas estes são dois grupos de pessoas brancas! No minuto em que você o transforma em corrida, ele desce por este beco. Vamos falar sobre isso pelo que é. É como as pessoas se tratam. Não importa se você é negro ou branco, judeu, é um ao outro“.
Pedido de desculpas
Durante o programa da terça-feira, Whoopi Goldberg pediu desculpas ao vivo por seus comentários no dia anterior.
“Ontem no programa eu falei errado. [O Holocausto] é realmente sobre raça, porque Hitler e os nazistas consideravam os judeus uma raça inferior. Agora, as palavras importam, e as minhas não são exceção. Lamento meus comentários e estou corrigido. Eu também estou com o povo judeu“, declarou.
Ainda na nota oficial emitida pelo presidente da ABC News, Kim Godwin destacou que “enquanto Whoopi se desculpou, eu pedi a ela para refletir e aprender sobre o impacto de seus comentários. Toda a organização ABC News se solidariza com nossos colegas, amigos, familiares e comunidades judeus“.