in , ,

Whoopi Goldberg polemiza com novos comentários sobre o Holocausto

Declarações repercutiram entre a comunidade judaica.

Foto: Getty Images

Não, você não está tendo um déjà vu. Após ser suspensa do programa de TV norte-americano “The View” no início do ano, por conta de comentários sobre o Holocausto, Whoopi Goldberg voltou a polemizar com novas declarações a respeito do mesmo assunto. Em entrevista para o The Sunday Times no último fim de semana, a fim de promover o filme “Till – A Busca por Justiça“, a atriz defendeu que ainda há um debate sobre os Judeus serem um grupo religioso ou uma raça.

Foto: Dia Dipasupil / Getty Images

Leia mais:

Meu melhor amigo disse: ‘Não é à toa que não há opção no censo para a raça judaica. Então isso me leva a acreditar que provavelmente não somos uma raça’“, argumentou Whoopi Goldberg.

O entrevistador do The Sunday Times então explicou que os “nazistas viam os judeus como uma raça“, mas a atriz defendeu seu ponto e declarou que: “mas esse é o assassino, não é? O opressor está dizendo o que você é. Por que você está acreditando neles? Eles são nazistas. Por que acreditar no que eles estão dizendo?

Foto: Dia Dipasupil / Getty Images

Não era originalmente [sobre raça]. Lembre-se de quem eles estavam matando primeiro. Eles não estavam matando raciais; eles estavam matando fisicamente. Eles estavam matando pessoas que consideravam deficientes mentais. E então eles tomaram essa decisão“, finalizou a atriz.

Declarações de Whoopi Goldberg repercutem entre a comunidade judaica

Quando a entrevista com Whoopi Goldberg foi publicada, suas declarações sobre raça e religiosidade repercutiram entre a comunidade judaica. Jonathan Greenblatt, CEO da Liga Antidifamação, tuitou que “os comentários de Whoopi Goldberg sobre o Holocausto e a raça são profundamente ofensivos e incrivelmente ignorantes.

O perfil oficial do Museu Estatal de Auschwitz-Birkenau no Twitter publicou o trecho de uma carta de Adolf Hitler, de 16 de setembro de 1919, sobre a questão dos judeus. Veja:

Whoopi Goldberg não se pronunciou novamente sobre o assunto.