Não, você não está tendo um déjà vu. Após ser suspensa do programa de TV norte-americano “The View” no início do ano, por conta de comentários sobre o Holocausto, Whoopi Goldberg voltou a polemizar com novas declarações a respeito do mesmo assunto. Em entrevista para o The Sunday Times no último fim de semana, a fim de promover o filme “Till – A Busca por Justiça“, a atriz defendeu que ainda há um debate sobre os Judeus serem um grupo religioso ou uma raça.
Leia mais:
- Whoopi Goldberg: “sempre quis ser Doctor Who”
- Whoopi Goldberg entra no elenco da série “Anansi Boys”
- Whoopi Goldberg defende fotos de Madonna seminua: “vocês estão com inveja”
“Meu melhor amigo disse: ‘Não é à toa que não há opção no censo para a raça judaica. Então isso me leva a acreditar que provavelmente não somos uma raça’“, argumentou Whoopi Goldberg.
O entrevistador do The Sunday Times então explicou que os “nazistas viam os judeus como uma raça“, mas a atriz defendeu seu ponto e declarou que: “mas esse é o assassino, não é? O opressor está dizendo o que você é. Por que você está acreditando neles? Eles são nazistas. Por que acreditar no que eles estão dizendo?”
“Não era originalmente [sobre raça]. Lembre-se de quem eles estavam matando primeiro. Eles não estavam matando raciais; eles estavam matando fisicamente. Eles estavam matando pessoas que consideravam deficientes mentais. E então eles tomaram essa decisão“, finalizou a atriz.
Declarações de Whoopi Goldberg repercutem entre a comunidade judaica
Quando a entrevista com Whoopi Goldberg foi publicada, suas declarações sobre raça e religiosidade repercutiram entre a comunidade judaica. Jonathan Greenblatt, CEO da Liga Antidifamação, tuitou que “os comentários de Whoopi Goldberg sobre o Holocausto e a raça são profundamente ofensivos e incrivelmente ignorantes.”
Yet again, #WhoopiGoldberg’s comments about the Holocaust and race are deeply offensive and incredibly ignorant. When she made similar comments earlier this year, we explained how the Nazi regime was inherently racist. Read on…
— Jonathan Greenblatt (@JGreenblattADL) December 27, 2022
O perfil oficial do Museu Estatal de Auschwitz-Birkenau no Twitter publicou o trecho de uma carta de Adolf Hitler, de 16 de setembro de 1919, sobre a questão dos judeus. Veja:
Excerpt from Adolf Hitler’s letter on ‘the dangers currently presented by Jewry to our nation’ from 16 September 1919.
This text is one of the first major statements made by Hitler with regard to the Jewish question. pic.twitter.com/t56oHRWm2w
— Auschwitz Memorial (@AuschwitzMuseum) December 26, 2022
Whoopi Goldberg não se pronunciou novamente sobre o assunto.