A Colômbia, terra de artistas como: Shakira (Sony), Maluma (Sony) e J Balvin (Universal Music) é um grande pólo de exportação da música latina no mundo.
Prova disso, são os investimentos que a Warner Music tem feito na região, segundo matéria do Estadão Cultura. A intenção da gravadora é abrir um estúdio em Bogotá para aumentar o catálogo de artistas da região.
“A Colômbia vive um momento incrível musicalmente falando. Somos os maiores exportadores de música da América Latina e do Caribe, era uma questão impossível para uma operação para esse processo “, afirmou o diretor de sincronização da Warner / Chappell Music Colômbia, Daniel Mora
Apenas em Bogotá, o setor da música, até o ano passado, era formado por 1.765 empresas, das quais 980 se dedicaram a atividades sensoriais ao vivo, 304 gravações e edição, 240 a criação musical e 38 a fabricação de instrumentos.
As empresas foram forçadas 10.011 negócios diretos e comercializados 836.766 milhões de pesos em 2017 (algo como 276 milhões de dólares). Entre 2007 e 2017, uma cidade mais de 400 milhões de dólares em investimentos de música. Será que o movimento do “reggaeton” continuará aceito no mercado para sustentar toda a expectativa?