O Warner Music Group anunciou uma nova filial, sediada em Dubai, Emirados Árabes Unidos (EAU) para alcançar o mercado do sul da Ásia. Com foco na indústria fonográfica de países como Bangladesh, Nepal, Paquistão e Sri Lanka, o grupo indica o executivo Jay Mehta, que trabalha junto ao presidente de mercados emergentes do WMG, para o posto de Managing Director.
LEIA MAIS:
- Warner Music Group desiste de apresentar oferta para comprar a Believe; saiba mais
- Há espaço para o K-Pop nos grandes festivais de música do Brasil? Didi Wagner opina!
- China autoriza estreia de “A Pequena Sereia” no país
- Lollapalloza Brasil 2024 reúne 240 mil pessoas e gera mais de 14 mil empregos
O lançamento da filial representa a consolidação da estratégia no território asiático do WMG. Nos últimos meses, uma série de ações pavimentaram o caminho até a construção de sua extensão em Dubai.
Em janeiro deste ano, por exemplo, o grupo firmou uma parceria com a Giraffe, empresa paquistanesa de produção de áudio. Já em 2023, a Warner Music adquiriu ações da Divo, empresa de música do Sri Lanka, que alcança o público falante do tâmil, idioma que alcança cerca de 68 milhões de pessoas no mundo, segundo o censo indiano de 2021.
“Estou muito feliz em lançar a Warner Music em Bangladesh, Nepal, Paquistão, Sri Lanka e outros territórios da Associação Sul-Asiática para a Cooperação Regional. Estes são mercados entusiasmantes com artistas brilhantes que historicamente não tiveram a oportunidade de se conectarem à indústria musical global. Está tudo pronto para mudar”, comenta Jay Mehta, Managing Director da Warner Music South Asia, no pronunciamento oficial.
No Paquistão, a Warner Music e Giraffe já produziram nos últimos meses a 15ª temporada do Coke Studio Pakistan, franquia de programa de televisão que grava músicas de artistas emergentes. O primeiro episódio está previsto para ser lançado no próximo domingo (14). No investimento da major e da empresa local, o reality foi responsável por criar 11 fonogramas, gravadas em inglês, punjabi e urdu.
“Estou extremamente animado com o lançamento da Warner Music South Asia, a nova entidade que formamos para nos ajudar a conectar-nos com artistas e comunidades em Bangladesh, Nepal, Paquistão e Sri Lanka. E mal posso esperar pelos nossos próximos lançamentos do Coke Studio, e outras músicas novas, para ajudar a levar essas culturas para o mundo mais amplo e fornecer aos artistas desses mercados nossos serviços globais. Com mais de 400 milhões de pessoas e diásporas muito importantes e dinâmicas, estes são mercados consideráveis que a indústria está apenas começando a explorar”, explica Alfonso Perez Soto, presidente da divisão de Mercados Emergentes do WMG.
Segundo o WMG, a indústria fonográfica pode esperar maiores investimentos em produções ligadas às culturas do sul asiático. A estratégia pode ampliar os diálogos com o ocidente, campo de mercados que se relacionam com a Ásia principalmente a partir das produções do leste asiático, como os sucessos do K-pop e C-pop.
“Este é um momento importante para a Warner Music. Estamos agora abertos a negócios numa série de países que têm tradições musicais ricas e fortes ligações globais através das suas extensas diásporas. Já estamos trabalhando em projetos interessantes no Paquistão e em outros territórios e há muito mais por vir”, declara Simon Robson, presidente da divisão internacional de Música Gravada do WMG.