O Warner Music Group (WMG) e a empresa de tecnologia musical Songclip firmaram uma parceria global estratégica multianual. Nela, a Songclip usará o catálogo do WMG em sua API (Application Programming Interface, em português Interface de Programação de Aplicação) permitindo integrações musicais em aplicativos de vídeo, namoro e jogos.
Songclip criou uma API que, quando integrada com outros aplicativos, permite aos usuários pesquisar e compartilhar clipes de música em tudo, desde seus feeds de mídia social a seus perfis de namoro online, ao mesmo tempo que fornece análises de dados sobre como os consumidores interagem com a música para as plataformas sociais, aplicativos móveis e mercados virtuais que usam seu serviço.
“Vivemos em uma época em que todos são criadores e a identidade digital é fundamental. A parceria com a Songclip permitirá que a WMG expanda dramaticamente sua pegada de licenciamento social, permitindo que os usuários de novos aplicativos e plataformas se expressem de forma mais criativa e autêntica por meio da música”, conta Alex Kamins, vice-presidente sênior de New Business Ventures do Warner Music Group.
O executivo ainda revelou que os artistas e compositores se beneficiarão de uma renda adicional e de novos pontos de contato com o público à medida que a WMG continuará a desbloquear a vasta oportunidade que é a música como um recurso social.
O acordo reflete a estratégia da WMG de expandir o uso de seu extenso catálogo de música além das plataformas tradicionais de streaming digital. A integração de seu catálogo na API do Songclip deve impulsionar a descoberta, distribuição e consumo de milhões de faixas WMG individuais.
Já para Andy Blacker, CEO e cofundador da Songclip, a missão da empresa, desde o primeiro dia, tem sido aumentar o valor da IP musical nas redes sociais em nome da indústria, mas com proteção e medição adequadas. “Os aplicativos querem se integrar e inovar com a música porque isso gera receita média por usuário (ARPU), mas não existe uma solução ampla no setor para tornar isso fácil e compatível”, revelou.
No passado, os aplicativos achavam difícil oferecer “música como recurso”, devido à complexidade do licenciamento de música e à falta de um sistema em toda a indústria para rastrear e monetizar o uso de música nesses formatos.
“Como a mais importante biblioteca pesquisável do mundo de clipes musicais com metatag de 5 a 30 segundos em conformidade, nossa solução proprietária resolve esses conjuntos de problemas complexos e impulsiona uma nova economia para toda a indústria musical. Nossa tecnologia integra, mede, monetiza e lida com todos os royalties em nome das gravadoras e editoras, enquanto fornece uma experiência musical diversa em qualquer aplicativo, não importa o setor ou caso de uso”, finaliza John Van Suchtelen, COO e cofundador da Songclip.