A Warner Music adquiriu os direitos das músicas gravadas e os fluxos de receita do catálogo completo da banda YES na Atlantic Records. A compra inclui 12 álbuns de estúdio, bem como gravações e compilações ao vivo.
Segundo o site Music Business Worldwide, a empresa observa que a aquisição dá continuidade a “um relacionamento de longa data” entre a banda e a Warner Music, que agora se estende por mais de meio século, começando com o álbum de estreia autointitulado do ‘YES’, de 1969, da Atlantic Records. O contrato inclui obras como Fragile, Close to the Edge e 90125 .
YES vendeu mais de 30 milhões de álbuns em todo o mundo. Em 2017, a banda entrou para o Hall da Fama do Rock & Roll.
Leia Mais:
- ‘O conservadorismo está fora de moda!’, diz Oana Ruxandra, do WMG, sobre a evolução da música
- Warner Music estreia canais no streaming de TV Roku
- Robert Kyncl é nomeado CEO da Warner Music Group
YES na Atlantic Records
Os membros originais do YES, o baixista Chris Squire, o cantor Jon Anderson, o baterista Bill Bruford, o guitarrista Peter Banks e o tecladista Tony Kaye fundaram a banda em 1968.
Ainda segundo o site Music Business Worldwide, no início de 1969, a banda fez um teste no Speakeasy Club de Londres para o co-fundador da Atlantic Records, Ahmet Ertegun, que, de acordo com a Warner, “imediatamente os contratou”.
Mais tarde naquele ano, o grupo lançou seu primeiro álbum autointitulado, misturando material original com versões totalmente reformuladas de canções de grupos como Byrds e Beatles. O YES se tornou uma banda internacional depois que Steve Howe se juntou, em 1970, para ‘The Yes Album’ e Rick Wakeman, em 1971, para ‘Fragile’.
“O som da banda evoluiu e suas canções se tornaram mais ambiciosas conforme eles adotaram uma abordagem sinfônica para sua música e exploraram temas mais enigmáticos com suas letras”, observou Warner em um comunicado à imprensa. Já o baterista Alan White entrou em 1972 após a gravação de ‘Close to the Edge’.
O YES ter sucesso comercial com uma série de álbuns, incluindo ‘The Yes Album’ (platina), ‘Fragile’ (duplo platina), ‘Close to the Edge’ (platina), o álbum duplo ‘Tales from Topographic Oceans’ (ouro), ‘Relayer’ (ouro), ‘Going for the One’ (ouro) e ‘Tormato’ (platina).
No ano de 1983, um novo momento do YES surgiu, quando Anderson, Squire, White e o tecladista original Tony Kaye se juntaram pela primeira vez ao guitarrista Trevor Rabin. O álbum ‘90125’ foi certificado com platina tripla e produziu o primeiro e único hit nº 1 da banda, ‘Owner of a Lonely Heart’.
Uma faixa instrumental do álbum, ‘Cinema’, ganhou Grammy de Melhor Performance Instrumental de Rock. Em 1987, o YES lançou seu último álbum ‘Big Generator’ pela Atlantic Records.
“Estamos absolutamente emocionados e profundamente honrados! Que o forte relacionamento entre o YES e a Warner Music continue para sempre”, comemorou Kevin Gore, presidente do Catálogo Global da Warner Music, para o MBW.
“Toda a família YES se uniu e trabalhou com entusiasmo com o Warner Music Group para garantir este acordo histórico”, disse o YES.