A Warner Chappell Music (WCM) anunciou hoje (3) que adquiriu o catálogo musical de David Bowie. O acordo histórico inclui todo o corpo de trabalho de Bowie, abrangendo centenas de canções que contemplam a carreira de seis décadas do artista icônico e compositor, incluindo sucessos como: “Space Oddity”, “Changes”, “Life on Mars?”, “Ziggy Stardust”, “Starman”, “Rebel Rebel”, “Fame”, “Young Americans”, “Golden Years”, “Heroes”, “Ashes to Ashes”, “Modern Love”, “Let’s Dance”, “Where Are We Now ?”, “ Lazarus” e muito mais.
> David Bowie: “Hunky Dory” irá ganhar edição especial de 50 anos
O acordo inclui canções dos 26 álbuns de estúdio de David Bowie lançados durante sua vida, bem como o lançamento póstumo do álbum de estúdio “Toy”. O contrato também inclui os dois álbuns de estúdio do grupo Tin Machine, junto com faixas lançadas como singles de trilhas sonoras e outros projetos.
Ao fazer o anúncio, Guy Moot, o copresidente e CEO da Warner Chappell disse: “Todos nós da Warner Chappell estamos imensamente orgulhosos de que os representantes da propriedade de David Bowie nos escolheram para ser os zeladores de um dos catálogos mais inovadores, influentes e duradouros em história da música. Estas não são apenas canções extraordinárias, mas marcos que mudaram o curso da música moderna para sempre”, aponta o executivo.
“A visão e o gênio criativo de Bowie o levaram a ir além do limite, liricamente e musicalmente – escrevendo canções que desafiavam as convenções, mudavam a conversa e se tornavam parte do cânone da cultura global. Seu trabalho abrangeu grandes sucessos pop e aventuras experimentais que inspiraram milhões de fãs e incontáveis inovadores, não apenas na música, mas em todas as artes, moda e mídia. Estamos ansiosos para cuidar de seu conjunto incomparável de canções com paixão e cuidado, enquanto nos esforçamos para construir sobre o legado deste ser humano mais extraordinário”, diz Moot.
“Gostaria de agradecer a todos os envolvidos na realização desse negócio maravilhoso”, continuou Moot, “incluindo Bill Zysblat, Tom Cyrana e toda a equipe Bowie da RZO, o advogado Allen Grubman e o escritório, bem como nossa própria ‘Equipe Bowie’ formado pelos colegas da Warner Chappell, Alice Aleksandrovich, Steve Butler, Michael LoBiondo e David Woirhaye”, finaliza.
Leia Mais:
- “Can’t Help Thinking About Me”: versão inédita de single de David Bowie chega ao streaming
- 75 anos de David Bowie serão comemorados com abertura de lojas pop-up
- “Toy”, o disco perdido de David Bowie, finalmente será lançado
- Warner Music Group assume catálogo de álbuns de David Bowie em novo acordo
Este acordo com a WCM segue o anúncio no ano passado de um acordo global de carreira entre o Warner Music Group (WMG) e a propriedade Bowie, por meio do qual a Warner Music licenciou os direitos mundiais do catálogo de músicas gravadas de Bowie em 1968. Com este novo contrato com a Warner Chappell, o WMG é agora o lar do corpo de trabalho do legado de Bowie como compositor e artista de gravação.
Carianne Marshall, copresidente e COO da Warner Chappel, observou: “Este acordo fantástico com a propriedade de David Bowie abre um universo de oportunidades para levar sua música extraordinária a novos lugares dinâmicos. Este não é apenas um catálogo, mas uma coleção viva e vibrante de canções atemporais que são tão poderosas e ressonantes hoje quanto eram quando foram escritas pela primeira vez.
“Ficamos satisfeitos que os representantes da propriedade de Bowie senturam que a Warner Chappell tem o conhecimento, experiência e recursos para tomar as rédeas e continuar a promover uma coleção desta estatura. Todos os nossos líderes globais e departamentos estão incrivelmente entusiasmados e preparados para trabalhar com essas canções brilhantes em vários caminhos e plataformas. E com os dois lados do WMG agora representando a carreira de Bowie, não poderíamos estar mais bem preparados para representar este ilustre corpo de trabalho. ”
Em nome do David Bowie Estate e RZO, representantes da propriedade musical de David Bowie, Allen Grubman acrescentou: “Estamos verdadeiramente gratos que o corpo musical de David Bowie estará agora nas mãos competentes da Warner Chappell Music. Temos certeza de que eles vão valorizá-lo e cuidar dele com o maior nível de dignidade”, finaliza.