in ,

Você sabe quem é Doja Cat? Cantora e rapper ganha espaço no mainstream com o hit “Say So”

Se você está ligado nas constantes atualizações das paradas musicais já viu esse nome em alta: Doja Cat. Se você ainda a desconhece, então esta matéria é para você. A rapper norte-americana de pai africano nasceu Amalaratna Zandile Dlamini e surgiu na internet em 2013 de uma forma que vem se popularizando entre jovens artistas com acesso às ferramentas de edição e uploads gratuitos.

Foto: Divulgação

Com um apelo visual, referências na música negra norte-americana e um nome diferenciado, Amala criou o nome artístico Doja Cat – uma combinação de seu amor pelo gato de estimação e Doja, uma espécie de maconha (a sua preferida, segundo ela própria!). O primeiro single, “So High”, saiu através do SoundCloud de forma independente e chamou imediata atenção da RCA Records que assinou com a artista em 2014 produzindo o EP de apresentação “Purrr!”. Com respaldo de gravadora, Doja colocou “So High” na trilha sonora da série “Empire”, colaborou com outros artistas e alimentou as suas redes sociais, plataformas de vídeo de conteúdo mantendo também o SoundCloud ativo, agradando os fãs que a seguiam desde o início e de quebra ganhava novos seguidores.

Com o nome começando a circular, era hora de pensar oficialmente no primeiro álbum. Enquanto o projeto era produzido, Doja lançou um dos memes de 2018. A música “Mooo!”, em que ela se compara com uma vaca foi liberada no YouTube. A ideia era viralizar. O clipe claramente de baixo orçamento, com Doja vestida de vaca e cantando “vadia eu sou uma vaca, não sou uma gata”. Foi exatamente o que deu chegando a nomes como Katy Perry e Chance the Rapper. Os esforços de Doja começaram finalmente a dar resultado.

O álbum “Amala” saiu em 2018 mantendo a assinatura musical que Doja havia apresentado até então: R&B, trap e dancehall. O disco entrou na Billboard 200, a principal parada norte-americana de discos.

No ano seguinte o projeto foi relançado em sua versão deluxe e meses depois Doja surpreendeu a todos com o segundo álbum da carreira, “Hot Pink”, já trazendo em destaque uma influência mais de disco e sintetizadores. É nele que está o sucesso “Say So” e também uma nova versão da música Juicy desta vez com Tyga, a primeira grande faixa de Doja a entrar na Hot 100 chegando ao Top 50.

“Say So” foi lançada como single em janeiro deste ano após mais um viral na carreira da artista. Com a ajuda do Tik Tok a música ganhou força, subiu nos rankings de virais, começou a ser compartilhada nas redes sociais até finalmente a gravadora entender assertivamente o potencial da música. O nome de Doja ganhou mais força ao aparecer na trilha sonora de “Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa” e abertura total dos programas de cultura pop da atualidade. No final de fevereiro, por exemplo, ela estava no “The Tonight Show Starring Jimmy Fallon”.

Atualmente a música é Top 35 nos Estados Unidos, Top 10 no Spotify mundial, Top 60 na plataforma no Brasil e está dentro dos 20 mais ouvidos no Reino Unido.

Doja x Dr. Luke

A repercussão da carreira de Doja Cat não é só flores. Um dos produtores nos créditos do álbum “Hot Pink” e do sucesso “Say So” é Tyson Trax, que na verdade é um suposto pseudônimo para Dr. Luke. Quem acompanha a música pop já pode entender a conversa, principalmente nas redes sociais, quando a correlação foi estabelecida. Doja é uma artista da Kemosabe Records selo criado por Dr. Luke. No entanto, o produtor está afastado do selo desde 2017 justamente por causa do processo movido por Kesha. O contrato de Doja foi assinado antes de todas as acusações virem à tona.

A relação de Luke com a gravadora e como isso afeta (ou não) o trabalho de Doja não é assunto em pauta pela rapper que pretende focar 100% em sua criatividade e música.

Doja Cat no POPline Mix

Você vai conhecer mais um pouquinho de Doja e todas as suas conquistas nas paradas no POPline Mix. O nosso programa com a Mix Rio FM vai ao ar a partir das 22h (horário de Brasília). Quem mora no Rio pode ouvir direto no dial pelo 102.1. Já quem é de fora do estado tem acesso à programação pelo site da Mix ou via aplicativo, disponível para iOS e Android.

Escrito por Amanda Faia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BTS domina parada da Coreia do Sul com a música “ON” e o álbum “Map of the Soul:7”

Mãe de Gabi Martins, do BBB 20, opina sobre relacionamento da cantora Guilherme: “Não gosto de julgamentos”