in ,

Você captou as referências dos pop/R&B dos anos 1990 e 2000 em “Motivation”, novo clipe da Normani?


Ela avisou pelos teasers e a gente captou. “Motivation” viria com influências do pop/R&B famoso no final dos anos 1990 e início dos anos 2000. No entanto, depois do clipe lançado, é fácil afirmar: Normani realmente mergulhou na cena nostálgica.

O som do final dos anos 1990 e início dos anos 2000 está fortemente presente na carreira de várias veteranas e ajudou a formar musicalmente toda uma nova geração de cantoras. Normani e Mabel são apenas algumas das que verbalizaram recentemente que se inspiram na época que serviu de base para o pop contemporâneo.

Essa influência está já no primeiro frame do videoclipe. Uma jovem negra sentada na frente da TV assistindo a um programa clássico da BET – a Black Entertainment Television, braço da Viacom (mesma empresa gerenciadora da MTV) especializada apenas em música negra norte-americana. Se você queria ver clipes e astros do rap e do R&B, ali era o canal. Em “Motivation”, a jovem assiste ao “106 & Park”, programa que foi ao ar no início dos anos 2000 só com videoclipes.

A direção também foi escolhida a dedo: Dave Meyers é um veterano e ajudou a fomentar a cultura dos videoclipes dirigindo para grandes ícones – muitos usados por Normani como referências. Dave trabalhou com Ja Rule, Christina Milian, Bow Wow, TLC, Britney Spears, Mýa, Brandy, Usher, Missy Elliott, Ashanti, P!nk, Janet Jackson, Jennifer Lopez. É dele, por exemplo, “I’m Real”, de J.Lo, uma das claras influências de “Motivation”. Ele era praticamente a primeira escolha dos artistas do período homenageado aqui.

No geral, Normani soube captar vários cenários e conceitos comuns dos clipes daquela época. Cenas na chuva, em quadras de basquete, em cenários urbanos como ruas e perto de estação de metrôs, um bairro de periferia, muita coreografia, calça de cintura super baixa, uma paquera que começa durante o dia e segue até uma balada noturna, jaquetas amarradas na cintura. Ciara, Chris Brown, Ashanti… são apenas alguns que reuniram grande parte desses elementos que estão em “Motivation”. A gente separou alguns.

No primeiro frame de segundo que Normani aparece, a referência é clara. Ela anda pela rua estilo “Crazy In Love” com um figurino muito similar à Beyoncé: parte de baixo em jeans, blusa branca.


Para comparar: clipe da Normani em 00:32 / clipe da Beyoncé: 00:13

Como falamos aí em cima, Normani buscou em “I’m Real” inspiração para uma das cenas. No vídeo de J.Lo e Ja Rule, a dupla aparece na mesma quadra de “Motivation”. “Yo”, clipe de Chris Brown, também foi filmado na mesma locação.


Para comparar: clipe da Normani em 1:42 / clipe da J.Lo: 00:59 / clipe do Chris Brown: 1:28

O cantor Omarion, não tão conhecido no Brasil, também está de certa forma em “Motivation”. Em um trecho do clipe, Normani dança pelas ruas com um rapaz para conquistá-lo, o mesmo enredo de “Touch”.


Para comparar: clipe da Normani em 2:15

Normani se jogou nos conceitos em comum de vários clipes lendários e que fizeram muito barulho na época de seus lançamentos – principalmente de artistas negros ou que se inspiravam na “black music” em suas canções. Certamente esta sexta-feira (16) está nostálgica graças à “Motivation”. Então, que tal outros clipes para gente relembrar dos anos 1990/2000. Dê o play, mate a saudade e procure outras referências usadas pela cantora: