Muitos dos nossos internautas não sabem, mas o MTV Video Music Awards tem 26 anos. A premiação começou a ser exibida apenas três anos após a inauguração do canal, em primeiro de agosto de 1981. Desde então já foram entregues mais de 400 astronautas de prata.
Chris Rock foi a pessoa que mais vezes apresentou o evento, 3. Seguido por Russell Brand, que após este domingo, terá comandado o VMA por 2 vezes.
Quatro categorias são premiadas desde o início. Eminem detém o recorde em Melhor Video do Ano. O rapper já foi indicado 5 vezes ao prêmio, tendo vencido 2 (“The Real Slim Shady”, em 2000 e “Without Me”, em 2002). Madonna vem em seguida com 4 indicações e uma vitória (“Ray Of Light” em 1998). Em terceiro, Britney Spears com 3 também tendo vencido apenas uma (“Piece Of Me”, em 2008).
Outra categoria que existe desde 1984 é Melhor Video Masculino. Até agora, cinco indicados estão empatados com 2 vitórias cada: Tom Petty, Beck, Will Smith, Eminem e Justin Timberlake. Na ala feminina, Madonna lidera a lista de indicações com surpreendentes 12 indicações e 3 vitórias.
Artista Revelação fecha as categorias originais do VMA. Por aqui já passaram vencedores novatos e que hoje são mais do que consagrados no meio musical: Alanis Morissette (1996), Eminem (1999), Alicia Keys (2001), Avril Lavigne (2002), 50 Cent (2003), Maroon 5 (2004) entre outros.
Como aqui no site falamos música POP, não iríamos terminar essa retrospectiva sem contar a vocês o que a categoria Melhor Video Pop guardou durante esses anos todos. ‘N Sync e No Doubt são os maiores ganhadores, dois astronautas de prata cada um. Britney Spears é a campeã de indicações (seis).
No site da MTV há uma galeria bem bacana com fotos dos VMAs passados. Alguns artistas quase irreconhecíveis. E é isso. Neste domingo nós vamos conhecer outros nomes que vão se juntar a história do Video Music Awards. Acompanhe a transmissão pela MTV Brasil a partir das 22h (horário de Brasília).