VMA: Army não concorda com indicação do BTS em categoria de K-Pop
Foto: Getty Images
in ,

VMA: Army não concorda com indicação do BTS em categoria de K-Pop

Entenda o motivo.

Na quinta-feira (12) foram anunciadas as indicações do VMA 2021, uma das maiores premiações musicais do ano. O BTS foi bem lembrado e está em algumas das categorias principais. “Butter” aparece em “Song Of The Year”, por exemplo.

>> VMA 2021: Justin Bieber, Megan Thee Stallion e Olivia Rodrigo lideram indicações

No entanto, uma categoria em si não agradou parte da Army. Os fãs não acham que “Butter” deveria entrar nas indicações exclusivas de K-POP. O motivo? Toda música é toda em inglês, sendo feita pensada para o mercado ocidental – tanto que ficou em primeiro lugar na Billboard Hot 100, a principal parada dos Estados Unidos.

‘Butter’ sendo nomeada na categoria de K-Pop sendo uma música inteira em inglês, isso é não está certo. É por isso que odeio a categoria K-Pop. Foi criada para discriminar, não para reconhecer. BTS simboliza o gênero, todos precisam reconhecer. F*da-se o VMA, o BTS é o artista do século“, soltou um desses fãs.

Não acredito que o VMA está colocando ‘Butter’ em uma categoria de K-Pop. Como dispensar artistas coreanos sem ser totalmente xenófobo“, soltou mais um.

Os fãs iriam preferir que uma música em coreano aparecesse na categoria.

Se eles queriam adicioná-los nessa categoria, então os BTS tem muita música coreana, por qual motivo tem que ser ‘Butter’?” Questionou um outro fã.

Fica a reflexão. Para comparar, faria sentido colocar a Shakira em uma categoria de música latina com uma música toda em inglês? De qualquer forma, concordando ou não, tem gente já fazendo os mutirões de votos para que o BTS leve todas as categorias possíveis.

VMA 2021: BTS dificulta caminho para concorrência

O grupo BTS recebeu cinco indicações ao VMA 2021, de acordo com a lista divulgada na quarta (11/8): Música do Ano (“Dynamite”), Melhor Clipe Pop (“Butter”), Melhor Clipe de K-Pop (“Butter”), Melhor Coreografia (“Butter”) e Melhor Edição (“Butter”). Dada a força de seu fandom, o caminho ficou difícil para os concorrentes nestas categorias.

Em 2020, o BTS concorreu ao VMA de Melhor Clipe Pop, Melhor Clipe de K-Pop, Melhor Coreografia e Melhor Grupo. Ganhou todos. Quando se trata de voto popular, é muito difícil vencer da ARMY, que é muito organizada e valoriza bastante a ideia de dar prêmios importantes aos ídolos. É quase como se os artistas que disputam contra o BTS não devessem nutrir esperanças…

VMA 2021: BTS dificulta caminho para concorrência
(Foto: Getty Images / Uso autorizado POPline)

Leia também:

Base de fãs grande e engajada é o segredo do BTS

A força dos fãs do BTS na Internet é tão grande que o grupo recebe o troféu de Top Social Artist da Billboad todos os anos desde 2017. Além disso, o grupo lidera a parada Social 50 há exatas 210 semanas. Essa galera, que faz barulho nas redes sociais o ano inteiro, é voraz quando se trata de mutirão de votos.

Na categoria Música do Ano do VMA 2021, por exemplo, o BTS enfrenta nomes como 24kGoldn, Silk Sonic, Cardi B, Dua Lipa e Olivia Rodrigo. O grupo tem a vantagem de ter o fandom mais jovem e mais engajado – o que costuma definir o resultado de premiações de voto popular.

VMA 2021: BTS dificulta caminho para concorrência
(Foto: Getty Images / Uso autorizado POPline)

Outro dado importante é que, desde que a categoria Melhor Clipe de K-Pop foi criada, o BTS nunca perdeu. Já venceu com “Boy With Luv” e com “On”, músicas e clipes que, verdade seja dita, tiveram menos repercussão que “Butter”sucesso absoluto nos Estados Unidos.

Escrito por Caian Nunes

Billy Idol anuncia primeiro projeto em sete anos “The Roadside”

"Rentabilizar o fandom é o futuro do streaming", diz artigo

‘Rentabilizar o fandom é o futuro do streaming’, diz artigo